Estudo clínico de sarcoma de Kaposi em pacientes com HIV/AIDS, de 1985-1994 e 2005-2014

Autores

  • Gabriel de C. Maldonado Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Orlando N. T. Júnior Departamento de Patologia e Laboratórios. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Adriano Arnóbio Departamento de Patologia e Laboratórios. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Guilherme R. Alfradique Departamento de Patologia e Laboratórios. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria Helena Ornellas Departamento de Patologia e Laboratórios. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Dirce B. de Lima Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2015.17924

Resumo

A infecção pelo HIV é caracterizada pela coexistência da imunodeficiência, com depleção das células CD4+ e ativação crônica sistêmica do sistema imune inato e adaptativo. Pacientes com infecção pelo HIV e/ou AIDS têm o risco elevado de apresentar câncer, sendo o sarcoma de Kaposi (SK) o câncer de maior incidência e prevalência em indivíduos com HIV/AIDS. O objetivo do estudo em questão foi estabelecer a prevalência de SK em pacientes com AIDS atendidos na Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HU Pedro Ernesto-UERJ em dois cortes temporais distintos (1985-1994 e 2005-2014). Foram selecionados 81 pacientes com AIDS, adultos de ambos os sexos, com diagnóstico de SK. As lesões de SK foram classificadas como localizadas ou disseminadas. Dos 81 pacientes analisados, a média de idade no momento do diagnóstico foi de 36 anos (± desvio-padrão 9,0), com mediana de 34. Quanto ao sexo, dos 81 pacientes, 76 (94%) são do sexo masculino e cinco (6%) do sexo feminino. O teste estatístico de Mann-Whitney apresentou um p-valor de 0,0029, indicando um maior número de casos para a década de 1985 a 1994. O SK na forma disseminada foi predominante em ambos os grupos. Houve uma diminuição significativa na prevalência de casos de SK desde o início da epidemia do HIV/AIDS até os dias atuais, provavelmente pelo uso dos antirretrovirais. Houve uma maior frequência da população masculina e de casos de SK na forma disseminada.

Descritores: Síndrome de imunodeficiência adquirida; Sarcoma de Kaposi; Prevalência.

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2015;14(Supl. 1):36-41

doi:10.12957/rhupe.2015.17924

Downloads

Publicado

2015-08-31