Cuidados paliativos: o valor da pessoa e sua história no HUPE

Autores

  • Lilian Hennemann-Krause Núcleo de Cuidados Paliativos. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Janete A. Araújo Núcleo de Cuidados Paliativos. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Danielle de M. Florentino
  • Elisabeth M. Petersen

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2015.17778

Resumo

O Núcleo de Cuidados Paliativos (NCP) atua no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) desde 2009, prestando assistência continuada aos pacientes com câncer oriundos dos diversos serviços do hospital. O modelo de cuidado é multiprofissional, centrado na pessoa e no familiar (cuidador), focando na excelência técnica e humanista do controle de sintomas físicos, emocionais, sociais e espirituais. Foram atendidos 903 pacientes desde então. As atuações dos profissionais da equipe médica, psicóloga, fisioterapeuta e musicoterapeuta são relatadas, de acordo com seus olhares e competências na prática diária do Núcleo de Cuidados Paliativos (NCP-HUPE). Na história do NCP são apresentados os indicadores de assistência e atuações dos profissionais relacionados à assistência, ensino e pesquisa. A assistência do NCP tem favorecido que pacientes e familiares possam viver bem até o fim, com dignidade, conforto e controle dos sintomas. Considera-se uma necessidade urgente incluir a paliação na prestação de cuidados continuados nos sistemas de saúde, de modo a favorecer o acesso equitativo aos cuidados de saúde de forma integrada à rede de assistência em todos os níveis: assistência primária, secundária e terciária, unidades de urgência/emergência, instituições de internação de longa permanência, visando o ideal de manter serviços de qualidade para atender necessidades dos pacientes e de suas famílias. Atenção especial deve ser dada à adequada formação de profissionais de saúde em cuidados paliativos e no controle da dor, de modo a garantir acesso à assistência de qualidade, além de ensino e pesquisa.

Descritores: Cuidados paliativos; Equipe de assistência ao paciente; Indicadores básicos de saúde; Avaliação de sintomas; Manejo da dor; História.

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2015;14(Supl. 1):19-27

doi:10.12957/rhupe.2015.17778

Biografia do Autor

Danielle de M. Florentino

Capacitação em Cuidados Paliativos. Núcleo de Cuidados Paliativos. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Elisabeth M. Petersen

Capacitação em Cuidados Paliativos. Núcleo de Cuidados Paliativos. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-08-31