Doença de Meniere no idoso

Autores

  • Ciríaco C. T. Atherino
  • Aída R. M. de Assunção

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2015.17444

Resumo

A doença de Meniere é definida como um conjunto de sintomasque inclui perda auditiva neurossensorial flutuante,vertigem episódica, zumbido e plenitude auricular. Hoje emdia sabe-se que a distensão hidrópica do labirinto é apenas amarca histológica da doença, e não a responsável pelos sintomas.Sua prevalência é baixa na população geral, mas, nasfaixas etárias mais avançadas, vem aumentando de frequência,com predomínio do sexo feminino e maior número decomprometimentos bilaterais. O quadro clínico poderia serdescrito como uma sensação inicial de plenitude aural, comsurgimento de perda auditiva e zumbido e uma grande crisede vertigem rotatória com náuseas e vômitos. Os exames audiométricossequenciais firmam o diagnóstico, demonstrandoa flutuação da audição. A perda auditiva inicial é geralmentenos sons mais graves, evoluindo progressivamente para oacometimento de todas as frequências. O tratamento podeser clínico ou cirúrgico. O tratamento das crises vertiginosasagudas pode ser feito com o paciente internado ou não e deveser vigoroso. O tratamento da fase crônica é controverso, existindouma série de medicamentos que podem ser utilizadoscom resultados discutíveis. Da mesma forma, o tratamentocirúrgico é uma medida de exceção, e visa principalmenteacabar com a vertigem, sintoma mais incapacitante da doença.

Descritores: Doença de Meniere; Hidropisia endolinfática;Vertigem.

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2015;14(1):66-70

doi: 10.12957/rhupe.2015.17444

 

 

 

Biografia do Autor

Ciríaco C. T. Atherino

Disciplina de Otorrinolaringologia. Departamento deEspecialidades Cirúrgicas. Faculdade de Ciências Médicas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Aída R. M. de Assunção

Disciplina de Otorrinolaringologia. Departamento deEspecialidades Cirúrgicas. Faculdade de Ciências Médicas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Edição

Seção

Artigos