Tontura e fibromialgia

Autores

  • Carla Cristina A. Torres Disciplina de Otorrinolaringologia. Departamento de Especialidades Cirúrgicas. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Ciríaco Cristóvão T. Atherino Disciplina de Otorrinolaringologia. Departamento de Especialidades Cirúrgicas. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Aída Regina M. de Assunção Disciplina de Otorrinolaringologia. Departamento de Especialidades Cirúrgicas. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2015.16209

Resumo

A síndrome da fibromialgia é caracterizada pela presença de dor musculoesquelética difusa e de múltiplos pontos dolorosos (tender points) em tecidos moles, estando geralmente acompanhada de diversos sintomas não relacionados ao aparelho locomotor, entre eles fadiga, rigidez e distúrbios do sono. Sua fisiopatologia ainda não é totalmente compreendida. Acredita-se que o distúrbio primário na fibromialgia seria uma alteração em algum mecanismo central de controle da dor, a qual poderia resultar de uma disfunção relacionada a neurotransmissores. Sintomas centrais que acompanham o quadro doloroso são o sono não reparador e a fadiga, presentes na grande maioria dos pacientes. Também surge a síndrome das pernas inquietas, fadiga matutina e dor ao despertar. Sensações parestésicas habitualmente se fazem presentes. É importante ressaltar que as parestesias nestes pacientes não respeitam uma distribuição dermatômica. Outro sintoma geralmente presente é a sensação de inchaço, particularmente nas mãos, antebraços e trapézios, que não é observada pelo examinador e não está relacionada a qualquer processo inflamatório. Podemos encontrar também queixas de cefaleia, tontura, zumbido, dor torácica atípica, palpitação, dor abdominal, dificuldade de concentração e falta de memória. Com relação especificamente à tontura, também não parece haver alteração no sistema labiríntico que justifique o sintoma.

Descritores: Tontura; Fibromialgia; Causalgia.

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2015; 14(1): 53-57

doi: 10.12957/rhupe.2015.16209

Downloads

Publicado

2015-03-31

Edição

Seção

Artigos