Fatores angiogênicos e antiangiogênicos na fisiopatologia da pré-eclâmpsia e seu uso na prática obstétrica atual

Autores

  • Guilherme R. de Jesus
  • Nilson R. de Jesus
  • Flávia C. dos Santos
  • Camila S. Oliveira
  • Roger A. Levy
  • Luís Cristóvão de M. S. Pôrto
  • Evandro M. Klumb

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2014.12134

Resumo

A pré-eclâmpsia é uma das principais causas de morbimortalidade materna, morte perinatal, parto pré-termo e restrição de crescimento intrauterino. Apesar de a maioria das gestantes apresentar um bom desfecho, o atraso no seu diagnóstico pode favorecer a evolução para sua forma mais grave, a eclâmpsia. Um grande número de pesquisas já foi publicado sobre este assunto, no entanto, a etiologia da pré-eclâmpsia continua desconhecida. O estudo dos fatores angiogênicos, como o fator de crescimento vascular endotelial (VEGF) e o fator de crescimento placentário (PlGF), e dos fatores antiangiogênicos, como o receptor fms-like tirosina quinase-1 solúvel (sFlt-1), permitiu a ampliação do conhecimento sobre a fisiopatologia da pré-eclâmpsia. Pacientes analisadas após o diagnóstico de pré-eclâmpsia possuíam níveis séricos maiores de sFlt-1 e menores de PlGF e VEGF que o grupo controle pareado por idade gestacional. O sFlt-1 funciona como antagonista ao se ligar aos fatores angiogênicos e prevenir a interação com seus receptores de superfície celular. Essas alterações foram mais pronunciadas quando a paciente apresentou pré-eclâmpsia precoce (< 34 semanas) ou restrição do crescimento intrauterino. Estes fatores já estão sendo utilizados no rastreamento da doença no primeiro trimestre de gestação, principalmente para as apresentações precoces da doença, e mostraram-se promissores para o auxílio no diagnóstico diferencial entre pré-eclâmpsia e doenças que apresentam o quadro clínico similar, como o lúpus eritematoso sistêmico (LES). Esta doença autoimune acomete principalmente mulheres em idade reprodutiva e está associada a resultados gestacionais adversos. Poucos estudos avaliaram os fatores angiogênicos e antiangiogênicos em gestantes com LES. Aparentemente, há um aumento do sFlt-1 em pacientes com LES e pré-eclâmpsia, entretanto, os resultados ainda não podem ser aplicados na prática clínica considerando a escassez de dados. Estudos prospectivos em gestantes com LES estão sendo desenvolvidos para o diagnóstico diferencial de síndromes hipertensivas durante a gestação, podendo influenciar diretamente a assistência prestada às gestantes de alto risco.

Descritores: Pré-eclâmpsia; Lúpus eritematoso sistêmico; Fatores de crescimento do endotélio vascular; Nefrite lúpica; Hipertensão.

 

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2014;13(3):25-31

doi: 10.12957/rhupe.2014.12134

Biografia do Autor

Guilherme R. de Jesus

Disciplina de Obstetrícia. Departamento de Obstetrícia. Faculdade de Ciências Médicas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Nilson R. de Jesus

Disciplina de Obstetrícia. Departamento Ginecologia e Obstetrícia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Flávia C. dos Santos

Disciplina de Obstetrícia. Departamento de Obstetrícia. Faculdade de Ciências Médicas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Camila S. Oliveira

Disciplina de Reumatologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Ciências Médicas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Roger A. Levy

Disciplina de Reumatologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luís Cristóvão de M. S. Pôrto

Disciplina de Histologia e Embriologia. Departamento de Histologia e Embriologia. Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Evandro M. Klumb

Disciplina de Reumatologia. Departamento de Clínica Médica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-07-29