Medo de cair em idosos e modelos de intervenção psicoterápica

Autor/innen

  • Wallace dos Santos Universidade Aberta da Terceira Idade. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Karen Santos Instituto de Psicologia. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2014.10121

Abstract

O objetivo do presente estudo é fazer uma revisão bibliográfica dos modelos de intervenção psicoterápica utilizados em idosos que apresentam “medo de cair”. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base do MEDLINE, LILACS e SciELO e foram acessados dez estudos com diferentes desenhos e intervenções, dos quais dois eram artigos de revisão sobre o medo de cair em idosos. Dentre os oito artigos que apresentaram modelos de intervenção, sete foram pautados na terapia cognitivo-comportamental (TCC) e um não deixou clara a linha de condução, sendo que os estudos que apresentaram melhor resultado na prática clínica foram os de intervenção multidisciplinar. Os dois estudos encontrados se valeram da intervenção da Fisioterapia e da Psicologia para avaliação e tratamentodo medo de cair em idosos. Apesar de se apresentar como uma questão de saúde pública existe uma escassez de trabalhos sobre modelos para intervenção e recuperação dos possíveis impactos psíquicos que influenciam a rotina de idosos com esse medo. O principal achado deste trabalho foi a caracterização do medo de cair como uma fobia, logo ligada a um transtorno de ansiedade, o que ajuda a nortear o tratamento, prognóstico e plano deação dos profissionais envolvidos. Conclui-se que a revisão de modelos existentes para o medo de cair precisa ser expandida em âmbito mundial e que se devam pautar as pesquisas sobre os modelos com os melhores resultados. Esse amadurecimento e a estruturação no campo do conhecimento do psíquico dos idosos podem vir através de uma maior participação dos psicólogos em pesquisas, adaptações e ensaios de modelos para o medo de cair, assim como para outros quadros específicos e para a avaliação inicial, com a população idosa.

Descritores: Psicoterapia; Medo; Idoso; Acidentes por quedas.

 

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2014;13(2):62-68

doi: 10.12957/rhupe.2014.10121

Autor/innen-Biografien

Wallace dos Santos, Universidade Aberta da Terceira Idade. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Universidade Aberta da Terceira Idade. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Karen Santos, Instituto de Psicologia. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Instituto de Psicologia. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Veröffentlicht

2014-03-31