Estudos e Pesquisas em Psicologia
2025, Vol. 25. e95642, doi:10.12957/epp.2025.95642
ISSN 1808-4281 (online version)

 

EDITORIAL

 

Amana Mattos a, Andréa Barbará da Silva Bousfield b, Edna Lúcia Tinoco Ponciano a, Fábio Santos Bispo c, Filipe Degani-Carneiro a, Jimena de Garay Hernández a, Kamilly Souza do Vale d, Laura Cristina de Toledo Quadros a, Patrícia Lorena Quitério a, Rebeca Valadão Bussinger e, Rosana Lazaro Rapizo a, Rodolfo Rodrigues de Souza a, Sabrina Dal Ongaro Savegnago a, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos f

a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
b Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
c Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
d Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil
e Universidade Federal do Sul da Bahia, Itabuna, BA, Brasil
f Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
Endereço para correspondência

 

 

Prezadas leitoras, prezados leitores,

Este editorial, publicado no fechamento do volume 25, marca o encerramento da atual editoria da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia (EPP). Nos últimos quatro anos, a revista passou por importantes mudanças, visando acompanhar as modificações e as exigências que têm se colocado no cenário da editoria científica brasileira.

A EPP é uma revista que abrange diferentes áreas da pesquisa e da produção de conhecimento em psicologia e psicanálise, publicando artigos em quatro seções fixas. Isso faz com que o periódico seja muito procurado, tanto para submissões de manuscritos quanto para consulta aos seus artigos. Em relação a este último ponto, de acordo com dados do Portal de Publicações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a EPP é a maior revista da Uerj nesse quesito, tendo sido a mais acessada nos últimos quatro anos. Desde 2021, investimos na diversificação da equipe editorial, reunindo pesquisadoras e pesquisadores de diferentes universidades e regiões do país na editoria associada, o que contribui para ampliar perspectivas teórico-metodológicas e redes de pesquisa, enriquecendo o processo de avaliação por pares. Em 2023, migramos do formato de publicação em números para o fluxo contínuo, agilizando a tramitação dos artigos e sua publicação.

Esse trabalho, entretanto, vem sendo realizado em um contexto desafiador para a produção e difusão do conhecimento científico. Nos editoriais dos últimos anos, marcamos a complexidade de sustentar a publicação científica no Brasil em tempos de pandemia, de negacionismo científico de Estado, de aprofundamento das desigualdades sociais e de sobrecarga docente, redução dos investimentos públicos e precarização do trabalho de pesquisa - aí incluído o trabalho editorial. No cenário internacional, temos visto a financeirização cada vez mais agressiva dos grandes conglomerados editoriais, que acirram as desigualdades globais no acesso ao conhecimento científico, produzindo graves distorções. Mais recentemente, destacam-se os desafios que a massificação do uso de ferramentas de inteligência artificial generativa colocam à gestão de periódicos e à editoria científica. Nesse sentido, a equipe editorial da EPP tem valorizado espaços de discussão institucionais e entre pares, com destaque para o Fórum Permanente de Revistas Científicas da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), e sustentado a publicação e o acesso gratuitos a artigos científicos.

Com o objetivo de fazer circular as publicações da EPP em meios acadêmicos e alcançar o público em geral, a revista investiu na consolidação de seu projeto de extensão universitária, que contou com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação de 2021 a 2025. A atuação dessa equipe no apoio editorial e na divulgação científica contribuiu para consolidar a formação científica de extensionistas e para ampliar a circulação da EPP em bases não acadêmicas.

Os crescentes desafios que se colocam, especialmente para as revistas que promovem boas práticas de publicação científica, exigiram a reestruturação da editoria da EPP. A editoria chefe, assumida pela professora Amana Mattos (PPGPS/Uerj) de 2021 até o presente momento, será ocupada pelo professor Rodolfo de Souza (PPGPS/Uerj) a partir de janeiro de 2026. Nessa função, contará com o apoio da editoria adjunta, cargo criado para auxiliar na coordenação dos trabalhos, que será desempenhada pela professora Vanessa Leme (PPGPS/Uerj). A nova editoria da EPP assumirá no ano em que a revista completa 25 anos, e desejamos que esse novo ciclo seja marcado pelo compromisso com a democratização e a diversificação da difusão científica, que têm sido horizonte para a Estudos e Pesquisas em Psicologia ao longo de mais de duas décadas de sua existência.

Desejamos uma boa leitura e um excelente fim de ano!

 

 

Endereço para correspondência
Comissão Editorial
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 10° andar, sala 10.005, Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Endereço eletrônico: revispsi@gmail.com

 

 

Este artigo de revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não Adaptada.