Estudos e Pesquisas em Psicologia
2025, Vol. 25. e95642, doi:10.12957/epp.2025.95642
ISSN 1808-4281 (online version)
EDITORIAL
Amana Mattos a
, Andréa Barbará da Silva Bousfield b
, Edna Lúcia Tinoco Ponciano a
, Fábio Santos Bispo c
, Filipe Degani-Carneiro a
, Jimena de Garay Hernández a
, Kamilly Souza do Vale d
, Laura Cristina de Toledo Quadros a
, Patrícia Lorena Quitério a
, Rebeca Valadão Bussinger e
, Rosana Lazaro Rapizo a
, Rodolfo Rodrigues de Souza a
, Sabrina Dal Ongaro Savegnago a
, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos f
a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
b Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
c Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
d Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil
e Universidade Federal do Sul da Bahia, Itabuna, BA, Brasil
f Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
Endereço para correspondência
Prezadas leitoras, prezados leitores,
Este editorial, publicado no fechamento do volume 25, marca o encerramento da atual editoria da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia (EPP). Nos últimos quatro anos, a revista passou por importantes mudanças, visando acompanhar as modificações e as exigências que têm se colocado no cenário da editoria científica brasileira.
A EPP é uma revista que abrange diferentes áreas da pesquisa e da produção de conhecimento em psicologia e psicanálise, publicando artigos em quatro seções fixas. Isso faz com que o periódico seja muito procurado, tanto para submissões de manuscritos quanto para consulta aos seus artigos. Em relação a este último ponto, de acordo com dados do Portal de Publicações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a EPP é a maior revista da Uerj nesse quesito, tendo sido a mais acessada nos últimos quatro anos. Desde 2021, investimos na diversificação da equipe editorial, reunindo pesquisadoras e pesquisadores de diferentes universidades e regiões do país na editoria associada, o que contribui para ampliar perspectivas teórico-metodológicas e redes de pesquisa, enriquecendo o processo de avaliação por pares. Em 2023, migramos do formato de publicação em números para o fluxo contínuo, agilizando a tramitação dos artigos e sua publicação.
Esse trabalho, entretanto, vem sendo realizado em um contexto desafiador para a produção e difusão do conhecimento científico. Nos editoriais dos últimos anos, marcamos a complexidade de sustentar a publicação científica no Brasil em tempos de pandemia, de negacionismo científico de Estado, de aprofundamento das desigualdades sociais e de sobrecarga docente, redução dos investimentos públicos e precarização do trabalho de pesquisa - aí incluído o trabalho editorial. No cenário internacional, temos visto a financeirização cada vez mais agressiva dos grandes conglomerados editoriais, que acirram as desigualdades globais no acesso ao conhecimento científico, produzindo graves distorções. Mais recentemente, destacam-se os desafios que a massificação do uso de ferramentas de inteligência artificial generativa colocam à gestão de periódicos e à editoria científica. Nesse sentido, a equipe editorial da EPP tem valorizado espaços de discussão institucionais e entre pares, com destaque para o Fórum Permanente de Revistas Científicas da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), e sustentado a publicação e o acesso gratuitos a artigos científicos.
Com o objetivo de fazer circular as publicações da EPP em meios acadêmicos e alcançar o público em geral, a revista investiu na consolidação de seu projeto de extensão universitária, que contou com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação de 2021 a 2025. A atuação dessa equipe no apoio editorial e na divulgação científica contribuiu para consolidar a formação científica de extensionistas e para ampliar a circulação da EPP em bases não acadêmicas.
Os crescentes desafios que se colocam, especialmente para as revistas que promovem boas práticas de publicação científica, exigiram a reestruturação da editoria da EPP. A editoria chefe, assumida pela professora Amana Mattos (PPGPS/Uerj) de 2021 até o presente momento, será ocupada pelo professor Rodolfo de Souza (PPGPS/Uerj) a partir de janeiro de 2026. Nessa função, contará com o apoio da editoria adjunta, cargo criado para auxiliar na coordenação dos trabalhos, que será desempenhada pela professora Vanessa Leme (PPGPS/Uerj). A nova editoria da EPP assumirá no ano em que a revista completa 25 anos, e desejamos que esse novo ciclo seja marcado pelo compromisso com a democratização e a diversificação da difusão científica, que têm sido horizonte para a Estudos e Pesquisas em Psicologia ao longo de mais de duas décadas de sua existência.
Desejamos uma boa leitura e um excelente fim de ano!
Endereço para correspondência
Comissão Editorial
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 10° andar, sala 10.005, Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Endereço eletrônico: revispsi@gmail.com
Este artigo de revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não Adaptada.