Planejamento de tributos diretos e indiretos, valor de mercado da empresa e ciclo de vida: evidências no ambiente brasileiro
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar se, no contexto brasileiro, o planejamento de tributos diretos e indiretos e os estágios de ciclo de vida (nascimento, crescimento, maturidade, turbulência e declínio) influenciam o valor de mercado das empresas. Os dados utilizados no estudo abrangem o período de 2010 a 2021 e foram coletados através na plataforma Refinitiv Eikon e nas demonstrações financeiras publicadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B³). A regressão de dados em painel foi escolhida como técnica de análise, devido à presença de características tanto de cross-section quanto de série temporal no banco de dados. Com base nos resultados da estimativa do modelo FE-LSDV com dados balanceados, a hipótese de que o planejamento tributário influencia o valor de mercado das empresas foi parcialmente confirmada. Os resultados sugerem que essa influência pode estar associada a uma maior exposição a um maior nível de risco, o que leva os investidores a descontarem esse risco na avaliação da empresa. Além disso, apenas o estágio de nascimento apresentou uma relação positiva e significativa com o valor de mercado. No entanto, os resultados são restritos à amostra analisada e não podem ser generalizados.
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