Planejamento de tributos diretos e indiretos, valor de mercado da empresa e ciclo de vida: evidências no ambiente brasileiro

Autores

  • Isabela de Araujo Bernardo dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Adilson de Lima Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Robério Dantas de França
  • Renato Henrique Gurgel Mota Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar se, no contexto brasileiro, o planejamento de tributos diretos e indiretos e os estágios de ciclo de vida (nascimento, crescimento, maturidade, turbulência e declínio) influenciam o valor de mercado das empresas. Os dados utilizados no estudo abrangem o período de 2010 a 2021 e foram coletados através na plataforma Refinitiv Eikon e nas demonstrações financeiras publicadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B³). A regressão de dados em painel foi escolhida como técnica de análise, devido à presença de características tanto de cross-section quanto de série temporal no banco de dados. Com base nos resultados da estimativa do modelo FE-LSDV com dados balanceados, a hipótese de que o planejamento tributário influencia o valor de mercado das empresas foi parcialmente confirmada. Os resultados sugerem que essa influência pode estar associada a uma maior exposição a um maior nível de risco, o que leva os investidores a descontarem esse risco na avaliação da empresa. Além disso, apenas o estágio de nascimento apresentou uma relação positiva e significativa com o valor de mercado. No entanto, os resultados são restritos à amostra analisada e não podem ser generalizados.

Biografia do Autor

Isabela de Araujo Bernardo dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Adilson de Lima Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Contábeis (UNB/UFPB/UFRN)
Mestre em Ciências Contábeis (UNB/UFPB/UFRN)
Especialista em Contabilidade Gerencial (UFRN)
Graduado em Ciências Contábeis (UFRN)

Robério Dantas de França

Doutor em Ciências Contábeis (UNB/UFPB/UFRN)
Mestre em Ciências Contábeis (UNB/UFPB/UFRN)
Graduado em Ciências Contábeis (UFPB)

Renato Henrique Gurgel Mota, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Contábeis (UNB/UFPB/UFRN)
Mestre em Ciências Contábeis (UNB/UFPB/UFRN)
Especialista em Auditoria Contábil (UERN)
Graduado em Ciências Contábeis (UFRN)

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Santos, I. de A. B. dos, Tavares, A. de L., França, R. D. de, & Mota, R. H. G. (2023). Planejamento de tributos diretos e indiretos, valor de mercado da empresa e ciclo de vida: evidências no ambiente brasileiro. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 28(3), 107–124. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/88233

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Artigos