Internacionalização de Empresas Multinacionais no Brasil: Um Estudo de Caso do Modelo de Negócio adotado pela Domingues e Pinho Contadores (DPC)
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como uma empresa multinacional pode se internacionalizar no Brasil utilizando o modelo de negócio adotado pela Domingues e Pinho Contadores (DPC). A metodologia utilizada foi qualitativa, de natureza exploratória, utilizando o método de estudo de caso com base em uma entrevista, em profundidade com uma diretora da empresa, além de consulta a dados secundários. O referencial teórico apresenta a literatura que deu suporte para a análise dos dados: Modelo de Negócio; Estratégia Competitiva; Internacionalização; Sistema de Planejamento de Controle Gerencial (SPCG). Os resultados da análise com base na literatura foram que o modelo de negócios da DPC conquistou uma vantagem competitiva sustentável com retorno econômico acima do normal porque o seu recurso é valioso, raro, difícil de ser imitado e explorado pela organização; a estratégia de internacionalização da multinacional Trimble teve identidade com a teoria Paradigma Eclético de Dunning (OLI); a opinião da controller da Trimble sobre os serviços de internacionalização prestados pela DPC é que foi um sucesso gerando sinergia com os controles internos, validando o modelo de negócio e o SPCG da DPC. Sugere-se para pesquisas futuras, aprofundar estudos na própria DPC sobre aspectos que não foram possíveis de serem pesquisados, bem como em empresas de contabilidade com atividades similares para preencher esta lacuna de pesquisa na literatura.
Referências
ABDALLA, Márcio Moutinho et al. Administração estratégica: Da teoria à prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 2019. 241 p. ISBN 978-85-970-2097-7.
AHK, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Informações da Entidade. 2023. Disponível em: https://www.ahkbrasilien.com.br/. Acesso em: 7 fev. 2024.
AMCHAM BRASIL, Câmara Americana de Comércio para o Brasil. Informações da Entidade. 2023. Disponível em: https://www.gbrasilcontabilidade.com.br/. Acesso em: 9 fev. 2024.
BARNEY, J. B. Gaining and Sustaining Competitive Advantage. Pearson Education Limited, 2011.
BARNEY, J. B. Gaining and Sustaining Competitive Advantage. 2. Ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 2001.
BRITCHAM BRASIL, Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil. Informações da Entidade. 2023. Disponível em: https://britcham.com.br/. Acesso em: 10 fev. 2024.
BUENO, J. M.; DOMINGUES, C. R. Estratégias De Internacionalização De Empresas Emergentes: Um Estudo Comparativo De Casos Brasileiros. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 03, n. 02, p. 59–87, 2011.
CÂMARA PORTUGUESA, Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro. Informações da Entidade. 2023. Disponível em: http://www.camaraportuguesa-rj.com.br/. Acesso em: 10 fev. 2024.
DIMAGGIO, E.; POWELL, W. The iron cage revisited: Institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields, American Sociological Review, v. 48, n. 2, p. 147-160, 1983.
DPC, Domingues e Pinho Contadores. Informações da Empresa, 2023. Disponível em: https://www.dpc.com.br/. Acesso em: 2 fev. 2024.
GBRASIL, Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade. Informações da Entidade. 2023. Disponível em: https://www.gbrasilcontabilidade.com.br/. Acesso em: 8 fev. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. ISBN 978-85-97-01292-7.
GOMES, Josir Simione. Controle de Gestão Comportamental: Textos e Casos. São Paulo: Atlas, 2014. 206 p. ISBN 978-85-224-8737-0.
GOMES, J. S.; SALAS, J.M.A. Controle de Gestão: Uma abordagem contextual e organizacional. 3 ed.São Paulo: Atlas, 2001.
HASHIMOTO, Marcos; BORGES, Candido. Empreendedorismo: Plano de Negócio em 40 lições. 2. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. ISBN 978-85-7144-047-0.
HEMAIS, C.A. Desafio dos Mercados Externos: Teoria e Prática. Vol. 1. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.
IGAL, Intercontinental Gruping of Accountents and Lawyers. Informações da Entidade. 2023. Disponível em: https://igal-network.com/. Acesso em: 6 fev. 2024.
IBGE. Indicadores Sociais. 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/indicadores#variacao-do-pib. Acesso em: 2 fev. 2024.
MCKINSEY AND COMPANY. Emerging exporters: Australia’s high value-added manufacturing exporters. Australian Manufacturing Council, Melbourne, 1993.
MXM, Sistemas. Informações da Empresa. 2023. Disponível em: https://www.mxm.com.br/login/. Acesso em: 2 fev. 2024.
NBCC, Norwegian Brazilian Chamber of Commerce. Informações da Entidade. 2023. Disponível em: https://www.linkedin.com/company/nbcc---norwegian-brazilian-chamber-of-commerce/?originalSubdomain=br. Acesso em: 10 fev. 2023.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation Inovação em Modelos de Negócios. RJ: Alta Books, 2013. 300 p., 2011. ISBN: 978-85-7608-550-8
PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Estratégica e Operacional. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 507 p. ISBN 978-85-221-1230-2.
PEREIRA, A. J. P.; GOMES, J. S. Internationalization Strategy: Bibliometric Analysis of National and International Scientific Productions of the Last Ten Years. European Journal of Scientific Research, 154(4), 499–516, 2019.
RFB, RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral. Disponível em: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Comprovante.asp. Acesso em: 3 fev. 2024.
RUGMAN, A.; VERBEKE, A.; NGUYEN, Q. Fifty years of international business theory and beyond, Management International Review, v. 51, n. 6, p. 755-786, 2011.
SANTOS, J. C.; BARANDAS, H. K.; MARTINS, F. V. Different perspectives on internationalization research: a bibliometric review. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 14, n. 4, p. 93–118, 2015.
SLJIVIC, S.; SKORUP, S.; VUKADINOVIC, P. Management control in modern organizations. International Review, n. 3–4, p. 39–49, 2015.
TRIMBLE. Informações da Empresa. Disponível em: https://trimble.com.br/sobre-nos/. Acesso em: 3 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.