Aceitação e uso da ferramenta Microsoft Teams no ensino remoto emergencial: aplicação do modelo UTAUT com docentes de Ciências Contábeis de uma universidade federal

Authors

  • Aline Tavares Bastos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Fernanda da Silva Momo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Giovana Sordi Schiavi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0002-8032-5598

Abstract

O presente estudo objetiva sistematizar os efeitos de fatores influenciadores da aceitação e uso da ferramenta Microsoft Teams pelos docentes de ciências contábeis de uma universidade federal para transmissão e gravação das aulas mediante as perspectivas do modelo UTAUT (Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia) no período do Ensino Remoto Emergencial. Para a operacionalização do estudo, realizou-se 14 entrevistas com os professores de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os principais resultados evidenciam fatores que influenciaram de modo significativo na escolha ou não escolha de uso do Microsoft Teams como: oferta gratuita da ferramenta, a ferramenta ter sido amigável, multifuncional, que possibilitava várias pessoas reunidas em localidades diferentes ao mesmo tempo.

Author Biographies

Aline Tavares Bastos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Contadora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fernanda da Silva Momo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora adjunta do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Giovana Sordi Schiavi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora do Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCONT/UFRGS). Doutora em Administração e Mestra em Contabilidade e Controladoria pela UFRGS.

References

AVRELLA, J. F.; CERUTTI, E. Tecnologias na educação: o ensino híbrido enquanto possibilidade metodológica. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, RS, v.19, n. 3, pg. 41-56, set./dez. 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 343, de 17 de março de 2020, mar., 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 12 jun. 2023.

CARRARO, W. B. W. H.; THEODORO, T. C. R.; PINTO, G. S. Percepções quanto ao uso de ferramentas tecnológicas na aprendizagem de contabilidade. EaD em Foco, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1611-1624, 2022. DOI: 10.18264/eadf.v12i1.1611.

CARVALHO, H. P. de; SOARES, M. V.; CARVALHO, S. M. de L.; TELLES, T. C. K. O professor e o ensino remoto: tecnologias e metodologias ativas na sala de aula. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 21, n. 28, n.p., 27 de julho de 2021.

CASTRO, J. P. da C.; DUARTE, G. R.; MOMO, F. da S.; BEHR, A.; MARCOLIN, C. B. Avaliação da aceitação do ERP a partir do modelo UTAUT: uma visão qualitativa em um estudo de caso múltiplo. Management in Perspective, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 208-232, 2020. DOI: 10.14393/MIP-v1n2-2020-47033.

CASTRO, S. de; VALLE JÚNIOR, S. R. do ; DE ALMEIDA, P. R.; SANTOS, K. D. Desafios na educação superior em tempos de pandemia. Revista Uniaraguaia, Goiânia, GO, v. 16, n. 2, p. 37-46, abr./ago., 2021.

CAVALCANTE, G. M.; CEOLIN, A. C.; BARROS, J. E. de M. Aceitação e uso dos sistemas integrados de patrimônio, administração e contratos (SIPAC). RGO – Revista Gestão Organizacional, Chapecó, SC, v. 11, n. 2, p. 79-196, maio/ago., 2018.

CAVALCANTE, G. M.; INOCÊNCIO JUNIOR, J.; CEOLIN, A. C. A influência dos sistemas integrados no gerenciamento do desempenho em instituições públicas. ABCustos, São Leopoldo, RS, v. 15, n. 1, p. 89-114, mai., 2020. DOI: 10.47179/abcustos.v15i1.543.

CURE, G. G.; BUENO, D. B.; JACQUES, F. V. S.; QUINTANA, C. G. Tecnologias de informação e comunicação – TIC’s nas práticas educacionais: um estudo a partir da ótica dos docentes de ciências contábeis frente ao ensino remoto. Dialogia. São Paulo, SP, n. 44, p. 1-18, e24048, jan./abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.5585/44.2023.24048.

FERREIRA, J. dos S.; CAVALCANTE, G. M.; RIBEIRO, S. da C. A. Contribuições das tecnologias digitais no ensino remoto a partir da pandemia da COVID-19: contributions of digital technologies in remot teaching from the COVID-19 pandemic. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 1-15, 2021.

FLORES, M.; BARROS, A.; SIMÃO, A. M. V.; GAGO, M.; FERNANDES, E. L.; PEREIRA, D.; FERREIRA, P. C.; COSTA, L. Ensino remoto de emergência em tempos de pandemia: a experiência de professores portugueses. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Lisboa, Portugal, n. 21, p. 1-26, 28 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10022.

FLOREZ, D. J. L.; ZULUAGA, C. P. Tecnologías de la información y la comunicación aplicadas a la educación en ciencias. Praxis & Saber, Boyacá- Tunja - Colombia, v. 11, n. 27, e11177, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v11.n27.2020.11177.

GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. Barueri: Atlas, 2022.

GIL, A.C. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. 1. ed. Barueri: Atlas, 2021.

JESUS, E. F. de; COSTA, D. de M.; MOURA, L. R. C.; ROMAN, D. J.; MACEDO, R. de C. Aceitação e uso de tecnologia de sistema acadêmico por alunos de uma instituição federal de ensino. International Journal of Knowledge Engineering and Management - IJKEM, Florianopolis, SC, v. 10, n. 27, p. 36-72, 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/265007.10.27-2.

LUSTOSA, M. de M.; LIMA, A. S.; ANDRIOLA, W. B.; CAVALCANTE, S. M. de A.; SARAIVA, F. de O. Aceitação e uso de software livre na Universidade Federal do Ceará à luz do modelo UTAUT. Ponta Grossa - PR: Atena, 2022, E-book (p. 1–117).

MARQUES, K. Z.; BEHR, A.; MALANOVICZ, A. V. Avaliação da Aceitação de um ERP no Departamento Contábil de uma Empresa Pública segundo o Modelo UTAUT. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Salvador, v. 10, n. 1, p. 82-104, jan./abr. 2020.

MARTINS, A. S. R.; QUINTANA, A. C. Fatores que influenciam a intenção de uso de um APP na educação superior. In: INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING DA USP, 19., 2019, São Paulo. Anais eletrônicos [...], São Paulo, 2019, p. 1-19.

MIRANDA, A. C. C. de. Aceitação e uso do ambiente virtual da aprendizagem: percepções dos docentes nos cursos de licenciatura na área de ensino das ciências e matemática da UFRPE. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.

MOMO, F. da S.; BEHR, A.; MARCOLIN, C. B.; FARIAS, E. da S. Um diagnóstico do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em uma instituição de ensino superior. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo, RS, v. 4, n.2, p. 51-68, Jul.-Dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.18256/2359-3539.2017.v4i2.2085.

NAGIB, L.de R.C. Adaptação da teoria UTAUT sob a perspectiva dos docentes para

a educação em ciências contábeis no Brasil. 2023. 114 f. Tese (Doutorado em Contabilidade) - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2023.

OLIVEIRA, L. C. de; PINOCHET, L. H. C.; BUENO, R. L. P.; OLIVEIRA, M. A. de. Effect of gaming on behavioral intention to use online training: an adjustment of the UTAUT model applied to TRT-2. Revista de Administração da UFSM, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 472–491, Jul.-Set. 2019. DOI: 10.5902/1983465921624.

PAES-CESÁRIO, M. F.; MENDES FILHO, L. Uso e aceitação de robôs, inteligência artificial e automação dos serviços em hospitalidade e turismo frente à pandemia de COVID-19: uma proposta de pesquisa. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Natal, RN, v. 15, n. 3, p. 1-24, dez., 2021.

PALMEIRA, R. L.; SILVA, A. A. R. da; RIBEIRO, W. L. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na educação superior. HOLOS, [S. l.], Ano 36, v. 5, p. 1–13, 2020. DOI: 10.15628/holos.2020.10810.

RIVERO, M. A.; PESCE, G.; MOMO, F. da S.; BEHR, A. Utilización de TIC en educación universitaria: un diagnóstico en el campo de las ciencias de la administración. XI jornadas Duti. Bahía Blanca: RIDCA, 2016, E-book (p. 50–74).

ROCHA, F. C. da. Docência no ensino superior: o impacto da instrumentalização das tecnologias digitais no ensino remoto sobre as práticas dos docentes. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, SP, v. 10, n. 01, p. 21– 40, março/setembro de 2022.

SANTOS, A. G. dos; SANTOS, R. C. dos; SILVA, A. R. F. da. Ensino 4.0: A utilização do MS Teams para integração de aulas híbridas na Fatec São Sebastião. Refas - Revista Fatec Zona Sul, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 1–20, abr. 2022.

SANTOS, J. T. T. dos; ASSUNÇÃO-LUIZ, A. V.; PEREIRA, A. L. E.; LUCIANO, A. R. M. B.; CARVALHO FILHO, I. F. P..; SANTOS, M. J. S. F. L.; GARBIN, M. C. Dificultades para los profesores de enseñanza superior en el contexto de la pandemia de COVID-19. Revista Iberoamericana de Educación, [S. l.], v. 88, n. 1, p. 111-126, 5 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.35362/rie8814819.

SANTOS JUNIOR, V. B. dos; MONTEIRO, J. C. da S. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–15, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0011.

SANTOS, V. A. dos; DANTAS, V. R.; GONÇALVES, A. B. V.; HOLANDA, B. M. W. de; BARBOSA, A. de A. G. e. O uso de ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: desafios e oportunidades na perspectiva docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DA CONEDU – Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos, 7., 2020, Maceió. Anais [....]. Maceió, CONEDU, 2020.

SANTOS, W. Y. S. dos; VALENTIM, M. do S.; DE QUEIROZ, L. M. N.; FONTES JÚNIOR, D. F. O ensino remoto frente à pandemia da COVID-19: um estudo de caso no curso de ciências contábeis/CERES UFRN. Contabilometria - Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting, Monte Carmelo, MG, v. 10, n. 1, p. 150-162, jan. -jun./2023.

SARFRAZ, M.; KHAWAJA, K. F.; IVASCUTEM L. Factors affecting business school students’ performance during the COVID-19 pandemic: A moderated and mediated model. The International Journal of Management Education, [S. l.], v. 20, n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2022.100630.

SILVA, N. A. da; SILVA, D. dos S.; GOMES, E. S. C.; FERRO, J. dos S.; SANTOS, C. B. dos. O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II. Diversitas Journal, [S. l.], v. 7, n. 4, 2022. DOI: 10.48017/dj.v7i4.2157.

SILUS, A.; FONSECA, A. L. C.; DE JESUS, D. L. N. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da COVID-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5336, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5336.

VARELLA-ORDORICA, S. A.; VALENZUELA-GONZÁLEZ, J. R. Uso de las tecnologías de la información y la comunicación como competencia transversal en la formación inicial de docentes. Revista Electrónica Educare, Costa Rica, v. 24, n. 1, p. 1-20, 1 jan.- abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.15359/ree.24-1.10.

VENKATESH, V.; MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D. User acceptance of information technology: toward a unified view. Mis Quarterly, Minneapolis, v. 27, n. 3, p. 425-478, set. 2003.

WORLD HEALTH ORGANIZATION.WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. mar., 2020. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 12 jun. 2023.

Published

2024-08-20

How to Cite

Bastos, A. T., Momo, F. da S., & Schiavi, G. S. (2024). Aceitação e uso da ferramenta Microsoft Teams no ensino remoto emergencial: aplicação do modelo UTAUT com docentes de Ciências Contábeis de uma universidade federal. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 29(2), 123–146. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/83271

Issue

Section

Artigos