Relationship between personal finance and characteristics of accounting university

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote Universidade do Vale do Itajaí
  • Miguel Angel Verdinelli Universidade do Vale do Itajaí
  • Sabrina Nascimento Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v27i1.76475

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo examinar as associações entre conhecimento sobre finanças pessoais e características de estudantes de Ciências Contábeis de um colégio comunitário no estado de Santa Catarina, cujo perfil profissional vincula o uso adequado de recursos econômicos e financeiros. Para isso, utilizamos uma adaptação do modelo de Halpern (2003), incluindo a educação financeira, a gestão de crédito e as dimensões de gerenciamento de ativos. Os dados foram coletados através de uma pesquisa de questionário aplicada em locais com os alunos. Além das características dos entrevistados e das questões relativas às finanças pessoais, foi solicitado que atribuísse uma pontuação ao conhecimento das finanças pessoais. Os dados foram analisados por análise fatorial, ANOVA e análise de correlação. O maior conhecimento sobre educação financeira está associado a estudantes que trabalham em comparação com aqueles que só estudam. A renda pessoal é a característica que mais influencia os resultados. Estudantes que têm rendimentos mais altos, gerenciam melhor os empréstimos e o financiamento, repreensão de uma maneira melhor de gerenciar suas dívidas e ativos para conseguir mais apropriadamente. Quanto às correlações analisadas no estudo, confirma a relação positiva e significativa entre a educação financeira, a gestão de ativos e a nota também, mas como uma relação negativa com a dívida. Os resultados corroboram as teorias financeiras e evidências empíricas.

Referências

ALFEST, L. Personal Financial Planning: origins, development and a plan for future direction. American Economist. v. 48, n. 2, p. 53, 2004.

ASSAF NETO, A. Mercado Financeiro. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

AVARD, S et al. The financial knowledge of college freshmen. College Student Journal, v. 39, n. 2, p. 321-338, 2005.

BABBIE, E. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

CERBASI, G. P. Casais inteligentes enriquecem juntos. São Paulo: Gente, 2004.

CHEN, H; VOLPE, R. P. An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, v. 7, n. 2, p. 107-128, 1998.

CHURCHILL JR., G. A. A Paradigm for Developing Better Measures of Marketing Constructs. Jornal of Marketing Research, v. 16, n. 1, p. 64-74, 1979.

COSTA, M. C. Finanças pessoais: um estado de arte. Dissertação (Mestrado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, SP. 2004.

DANES, S. M.; HIRA, T. K. Money management knowledge of college students. Journal of Student Financial Aid, v. 17, n. 1, p. 4-16, 1987.

FINNEY, S. J.; DISTEFANO, C. Non-normal and categorical data in structural equation modeling. IN: HANCOK, G. R.; MUELEER, R. O. Structural equation modeling: a second course. Charlotte, NC: Information Age Pub., 2006.

FRANKENBERG, L. Seu futuro financeiro. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

GREENSPAN, A. The importance of financial and economic education and literacy. Social Education, v. 67, p. 70-72, 2003.

HAIR JR., J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HALFELD, M. Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro. São Paulo: Fundamento Educacional, 2006.

HALPERN, M. Gestão de Investimentos. São Paulo: Saint Paul Institute of Finance, 2003.

HARRIS, R. J. A primer of multivariate statistics. New York: Academic Press, 1975.

HUNG, A. A.; PARKER, A. M.; YOONG, J. Defining and measuring financial literacy. RAND Labor and Population, working paper WR-708, 2009.

HUSTON, S. J. Measuring Financial Literacy. Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 296-316, 2010.

JACOB, K.; HUDSON, S.; BUSH, M. Tools for survival: analysis of financial literacy programs for lower-income families. Chicago: Woodstok Institute, Jan 2000.

JELLEY, H. A measurement and interpretation of money management understandings of twelfth-grade Students. Doctoral dissertation, University of Cincinnati, 1958.

KEHIAIAN, S. E. Factors and behaviors that influence financial literacy in U.S. households. Tese (Doctor of Business Administration), Nova Southeastern University, Fort Lauderdale, FL, 2012.

LANA, J. et al. Um estudo sobre a relação entre o perfil individual e as finanças pessoais dos alunos de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. In: Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2011, XI. Anais… Florianópolis: IGU, 2011.

LIZOTE, S. A.; SIMAS, J.; LANA, J. Finanças Pessoais: um estudo envolvendo os alunos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2012, 9, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: SEGET, 2012.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial literacy and retirement preparedness: evidence and implications for financial education programs. CFS Working Paper, n. 15, 28p, 2007.

LUSARDI, A.; TUFANO, P. Debt literacy, financial experiences, and over indebtedness. NBER Working Paper, n. 14808, p.44, 2009.

MANDELL, L. The financial literacy of young American adults: Results of the 2008 national JumpStart Coalition survey of high school seniors and college students. Disponível em: <http://www.jumpstart.org/assets/files/2008SurveyBook.pdf>. Acesso em: 13 mars. 2014.

MARCOLIN, S.; ABRAHAM, A. Financial literacy research: current literature and future opportunities, In: Basu, P.; O'Neill, G.; Travaglione, A. (Eds.), Proceedings of the 3rd International Conference on Contemporary Business, Leura NSW, 2006.

MOORE, D. Survey of financial literacy in Washington State: knowledge, behavior, attitudes and experiences. Technical Report No. 03-39, Pullman, WA: Washington State University, 2003.

REMUND, D. Financial literacy explicated: the case for a clearer definition in an increasingly complex economy. The Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 276-295, 2010.

ROBB, C. A.; SHARPE, D. L. Effect of personal financial knowledge on college students’ credit card behavior. Journal of Financial Counseling and Planning, v. 20, n. 1, p. 25-40, 2009.

ROCHA, J. Devo, não nego: tudo o que você deve saber para sair da dívida e tem vergonha de perguntar. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 41, n. 6, p. 1121-1141, 2007.

SECURATO, J. R. Análise e avaliação de risco: pessoas físicas e jurídicas. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

SILVA, J. P. DA. Gestão e análise de risco de crédito. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

VOLPE, R. P.; CHEN, H.; PAVLICKO, J. J. Personal investment literacy among college students: a survey. Financial Practice and Education, v. 6, n. 2, p. 86-94, 1996.

VOLPE, R.; CHEN, H.; LIU, S. An analysis of the importance of personal finance topics and the level of knowledge possessed by working adults. Financial Services Review, v. 15, p. 81-98, 2006.

XU, L.; ZIA, B. Financial Literacy around the world: an overview of the evidence with practical suggestions for the way forward. World Bank, Policy Research Working Paper, p. 56, 2012.

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., & Nascimento, S. (2023). Relationship between personal finance and characteristics of accounting university. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 27(1), 122–135. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v27i1.76475

Edição

Seção

Artigos