Influência dos traços de personalidade no gerenciamento de impressão da divulgação da informação contábil
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v26i2.75639Resumo
Este estudo objetivou analisar a influência dos traços de personalidade no gerenciamento de impressão da divulgação da informação contábil. Como método de pesquisa o estudo se caracterizou como descritivo, survey e com abordagem quantitativa. A amostra do estudo foi composta por 202 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis. Os traços de personalidade foram analisados pelas variáveis extroversão, amabilidade, neuroticismo, abertura à experiência e consciência, conforme a escala de John, Donahue e Kentle (1991). Quanto o gerenciamento de impressão, utilizou-se as variáveis seletividade, distorção da medição e aprimoramento da apresentação, conforme Cardoso, Leite e Aquino (2018). Para a coleta dos dados utilizou-se o instrumento de questionário com aplicação presencial e virtual. Para a análise dos dados utilizou-se da análise descritiva e da técnica da regressão linear múltipla, por meio do software SPSS®. Os resultados do estudo demonstraram que quanto maior o traço de personalidade da abertura à experiência menor é a seletividade e que quanto maior o traço de personalidade do neuroticismo, maior é a distorção da medição. Em relação a variável do aprimoramento da apresentação não se verificou nenhuma significância com os traços de personalidade. Além disso, pode-se analisar que certos traços de personalidade são características que influenciam na análise e na tomada de decisão dos indivíduos, sendo fatores que podem predizer aspectos relacionados ao comportamento econômico. O estudo traz contribuições ao demonstrar a importância da reflexão das entidades em relação a divulgação da informação contábil, indicando a necessidade de esforços para minimizar os efeitos de possíveis vieses na tomada de decisão dos seus usuários, como é o caso do gerenciamento de impressão, que pode reduzir a qualidade das informações e a transparência dos negócios.Referências
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