Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis

Auteurs-es

  • Helena Wollinger Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Zilton Bartolomeu Martins Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI :

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v26i2.75633

Résumé

Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre os Estilos de Aprendizagem e as Competências individuais adquiridas, segundo a perspectiva dos acadêmicos do curso de graduação em Ciências Contábeis. Em relação aos procedimentos metodológicos, este estudo é classificado como quantitativo em função da utilização de técnicas estatísticas, como descritivo, por conta do objetivo geral e também como pesquisa de levantamento devido a aplicação de questionários. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se dois questionários, sendo o primeiro, o inventário dos Estilos de Aprendizagem de Kolb criado em 1979, revisado em 1985 e 1993, traduzido e validado no Brasil por Cerqueira (2000) e o segundo, o questionário de Competências, criado com base em Godoy et al. (2005), que foi validado por três professores da área. A população deste estudo foi de 234 alunos, resultando em uma amostra de 108 respondentes. Para análise dos dados, utilizou-se o Alfa de Cronbach, análise fatorial exploratória, análise de variância (ANOVA), além do teste Post Hoc DMS de Fisher. Como principais resultados ressalta-se que mais da metade dos respondentes da amostra possui Estilo Assimilador (53,70%). Sendo assim, a maioria dos discentes do curso de Ciências Contábeis possui como habilidades predominantes na aprendizagem a conceituação abstrata e a observação reflexiva, o que caracteriza um raciocínio indutivo para estes alunos. Em relação às Competências, identificaram-se três fatores, por meio da análise fatorial exploratória, que foram denominados Competência Ética e de Solução de Problemas, Competência Sistêmica e Analítica e Competência Técnico-Profissional. Além disto, a ANOVA apontou que os Fatores Competência Ética e de Solução de Problemas e Competência Técnico-Profissional não demonstraram diferença significativa em função dos Estilos de Aprendizagem. Sendo assim, apenas o Fator Competência Sistêmica e Analítica relevou diferenças entre as médias com relação aos Estilos de Aprendizagem.

Bibliographies de l'auteur-e

Helena Wollinger, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestra em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Zilton Bartolomeu Martins, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Especialista em Gerência Contábil, Perícia, Auditoria e Controladoria pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Docente do curso de Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

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Publié-e

2023-05-07

Comment citer

Wollinger, H., Martins, Z. B., & Marinho, S. V. (2023). Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 26(2), 39–59. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v26i2.75633

Numéro

Rubrique

Artigos