Fatores determinantes da intangibilidade em companhias abertas familiares
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i2.39912Abstract
O objetivo do estudo consistiu em analisar os fatores determinantes da intangibilidade em companhias abertas familiares listadas na BM&FBovespa. Realizou-se pesquisa descritiva, conduzida por meio de análise documental e abordagem quantitativa dos dados, que referem-se ao período de 2010 a 2015, de uma amostra composta por 154 companhias familiares. Os resultados demonstraram que as empresas do setor de telecomunicações foram as que apresentaram o maior índice médio de intangíveis no ano de 2010 a 2013, enquanto as companhias do setor de bens industriais se destacaram nos anos de 2014 e 2015. Observou-se ainda que dentre os fatores governança, competitividade, tamanho e crescimento, descritos na literatura como influenciadores do nível de intangibilidade das empresas, somente a governança e o tamanho influenciaram positivamente o nível de intangibilidade das mesmas, enquanto a competitividade e o crescimento não. Ao final, concluiu-se que quanto melhor forem as práticas de governança e maior o tamanho das empresas, consequentemente, maior é o nível de intangibilidade.Downloads
Veröffentlicht
2019-02-07
Zitationsvorschlag
Albuquerque Filho, A. R., Ribeiro Macedo, F. F. R., Moura, G. D. de, Bracht Fank, D. R., & Heberle, E. L. (2019). Fatores determinantes da intangibilidade em companhias abertas familiares. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 23(2), 37–52. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i2.39912
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.