SPED – Sistema Público de Escrituração Digital: Um Estudo do Nível de Qualificação dos Profissionais Contábeis em Uma Cidade do Estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.12979/15694Abstract
O SPED - Sistema Público de Escrituração Digital pode ser definido como uma ferramenta do governo federal que inova a relação entre o fisco e o contribuinte, pois unifica as atividades de envio de informação para as autarquias, sendo que documenta de forma digital a escrituração comercial e fiscal das sociedades empresárias. O objetivo deste estudo foi analisar o nível de qualificação dos profissionais de contabilidade em uma cidade do estado de Minas Gerais com relação ao SPED. Foi realizada uma pesquisa descritiva, do tipo levantamento com ênfase numa abordagem quantitativa. Os dados foram coletados mediante um questionário aplicado a 61 profissionais aleatórios de uma cidade de Minas Gerais. Os resultados demonstraram que os profissionais entrevistados tiveram contato com os subprojetos do SPED, mas buscaram baixo volume de qualificação acerca do sistema, além de não investirem em treinamentos sobre a ferramenta. Observou-se, também que mesmo os respondentes não tendo a profissionalização necessária para garantir o cumprimento da obrigação estudada, eles estão satisfeitos com os benefícios do referido sistema.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The proprietary rights of the articles accepted for publication, including translation, become the property of the Journal of Accounting of the Master's in Accounting Sciences at UERJ (online).
Partial citation of published articles is permitted without prior authorization, provided the source is identified. The total reproduction of articles is prohibited. In case of doubts, please contact: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
The declarations of the approved articles must be originally signed and sent by mail to the magazine's contact address.