ORAÇÃO PRINCIPAL E CONJUNÇÃO INTEGRANTE: DA GRAMÁTICA À CONSTRUÇÃO DA OPINIÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2024.87923Palavras-chave:
oração principal, conjunção integrante, opiniãoResumo
As orações principais, embora recebam pouco investimento descritivo na tradição gramatical, assumem, além da relevância de seu conteúdo estrutural, marcas discursivas que configuram recursos opinativo-argumentativos na constituição da textualidade. Neste trabalho, são revisitadas duas categorias – as orações principais e as conjunções integrantes -, ambas necessárias não só à organização do período composto, como também primordiais à veiculação de marcas textuais de opinião. O trabalho adota como modelo teórico as recentes discussões do funcionalismo linguístico acerca da organização dos constituintes do período composto por subordinação. Para endossar a relevância da estrutura oracional em tela, analisa-se um exemplo de carta de leitor, em que é possível o mapeamento de marcas linguísticas opinativas e, consequentemente, argumentativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe de Andrade Constancio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.





