ORFEU: DO MITO GREGO À ROUPAGEM BRASILEIRA QUE DESVIRTUA A MÚSICA NEGRO-AFRICANA
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2023.87917Palabras clave:
Orfeu, mito, roupagem brasileira, música negro-africana, preconceito racial e culturalResumen
Como diversas obras clássicas da Grécia Antiga, o mito de Orfeu serviu de referência para a construção do imaginário ocidental, gerando, assim, entre outras coisas, ideias para recontar sua história, bem como adaptações ao contexto que se pretenda disseminá-lo. Este trabalho pretende abordar essas adaptações a partir de três eixos: (i) trazer o mito de Orfeu para servir-nos de base para a comparação e discussão; (ii) apresentar a peça de teatro Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes (1956); e (iii) refletir a respeito de referências do povo brasileiro – aqui representados por cariocas, isto é, influências negro-africanas, discutindo o preconceito racial e cultural manifestados por meio da música afro-brasileira. Partindo do pressuposto que o mito de Orfeu orbita, sobretudo, a musicalidade, achou-se necessário evocar tal elemento como fio condutor deste trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Roberto T. de Aguiar Jr.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.