UMA INTRODUÇÃO À SINONÍMIA LATINA POR MEIO DA OBRA DISCIPLINA CLERICALIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2022.71546Keywords:
Sinonímia. Latim Medieval. Disciplina Clericalis, Pedro AfonsoAbstract
O estudo da sinonímia vem desde a Grécia Clássica. O primeiro estudioso a se debruçar sobre essa matéria foi o sofista Pródico de Ceos, no século V. Embora não se tenha conhecimento de sua obra, Platão o cita como alguém interessado em levar as pessoas a entenderem que as palavras parecidas são, na verdade, apenas parecidas e não iguais e que o uso distinto delas pode acarretar distintas consequências, principalmente nos debates públicos (Zapico, 2016, p. 74). O sucessor de Platão na Academia, Eupeusipo, foi quem reformulou a noção de sinonímia a partir das características das expressões ou das frases, e não das coisas. Entre os romanos, a sinonímia passa a ser usada na retórica, como instrumento de persuasão, e na estilística, como recurso para a atividade jurídica (Idem, ibidem). O presente artigo pretende fazer uma análise semântica, com ênfase na sinonímia, de alguns termos e construções presentes na obra Disciplina Clericalis, de Pedro Afonso. Dentre os textos medievais, este é considerado o mais antigo e é composto de uma coleção de pequenas histórias oriundas e traduzidas do árabe para o latim, como o próprio autor declara no prefácio da obra. A nossa análise se baseará em dois excertos retirados da obra supracitada. Eles foram escolhidos por serem bastante semelhantes em razão de o autor ter recorrido à sinonímia para escrevê-los.
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