O SANTO E A PORCA, DE ARIANO SUASSUNA, E A AULULÁRIA, DE PLAUTO - UMA LIGAÇÃO MUITO "SUSPEITOSA"
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2002.69522Parole chiave:
Suassuna, Comédia, Plauto,Abstract
Tem este trabalho a pretensão de mostrar a comédia plautina, através da Aulularia, passados já vinte e dois séculos de sua primeira representação em Roma, continua despertando vivo interesse de escritores e. em particular de comediógrafos modernos. Entre eles evidencia-se o nosso Ariano Suassuna, com a peça O Santo e a Porca.
A motivação próxima para a realização do presente estudo deveu sea constatação do uso de uma linguagem comprometida com o universo lingüístico popular do nordeste brasileiro com que o autor de O Santo e a Porca recriou a peça de Plauto.
Dada a natureza prioritariamente informativa do trabalho, não houve preocupação de aprofundamento em aspectos necessários a uma discussão sobre imitação ou recriação ou cópia, mas tão somente a busca de elementos que pudessem caracterizar a semelhança de temas, personagens e vocabulários em ambas as comédias, Por outro lado, sendo a Aulularia uma comédia imitada da Comédia Nova grega, sentiu-se a necessidade de definir comédia etimologicamente e de apresentar um pequeno histórico de Comédia Antiga, Média, Nova e Comédia Latina.] Para execução do trabalho, serviu de fundamentação teórica a bibliografia citada. Além disso, foram de grande valia as anotações das aulas do mestrado em Língua e Literatura Latina na UFRJ. E para as citações do texto da Aulularia, foi utilizada a tradução portuguesa de Agostinho da Silva, publicada por Livrarias Ediouro, Rio de Janeiro, s/d, in Plauto e Terêncio - A Comédia Latina, que parece ter sido a fonte de Ariano Suassuna. Já para as de O Santo e a Porca, fez-se uso de O Santo e a Porca - O Casamento Suspeitoso, da José Olympio Editora, 8. ed., Rio de Janeiro, 1989.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.