Os profissionais do sobrenatural: mágos, góes e pharmakeús

Autores

  • Dulcileide V. do Nascimento Braga UERJ

Palavras-chave:

Téchne mágica, Mágos, Góes, Pharmakeús.

Resumo

O presente artigo objetiva, ao pressupor que as ações mágicas constituem práticas passíveis de aprendizado, apresentar a análise da estrutura vocabular dos termos que classificam os profissionais da magia. Busca-se, também, a partir da tradição mítico-literária grega, demonstrar que tais profissionais têm uma prática registrada em diversos períodos da literatura grega e influenciaram ações que extrapolam o viés temporal.

Biografia do Autor

Dulcileide V. do Nascimento Braga, UERJ

Possui graduação em Letras Português Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora e tradutora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura clássica, literatura brasileira, técnica mágica, o feminino na Antiguidade, línguas grega e portuguesa.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

V. do Nascimento Braga, D. (2019). Os profissionais do sobrenatural: mágos, góes e pharmakeús. PRINCIPIA, (38), 55. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/46513

Edição

Seção

Artigos