As orationes I, II e III de Símaco e seu impacto no reinado de Valentiniano I

Autores

  • Carlos Eduardo Schmitt USP

Palavras-chave:

Símaco, Orationes, Valentiniano I

Resumo

Quinto Aurélio Símaco Eusébio (c. 340-402) possui uma extensa obra, da qual chegaram à contemporaneidade mais de 900 cartas (epistolae), 49 informes (relationes) e 8 discursos (orationes). Suas obras de maior destaque são as Orationes I, II e III, proferidas entre 369-370, e sua Relatio III, escrita durante seu tempo como prefeito de Roma em 384. Tais obras lhe renderam a fama de melhor orador de seu tempo ainda em vida. Nosso trabalho tem como objetivo expor o impacto que as Orationes I, II e III tiveram na carreira do orador e na relação entre o Senado e o reinado de Valentiniano I. A partir de suas Orationes, ressaltaremos a delicada missão do orador, enviado de Roma à Tréveris para servir como ponte entre o Senado e o imperador.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Schmitt, USP

Possui graduação em Filosofia pelo Athenaeum Pontificium Regina Apostolorum (2013) e mestrado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é doutorando do Programa de Pós Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

Schmitt, C. E. (2019). As orationes I, II e III de Símaco e seu impacto no reinado de Valentiniano I. PRINCIPIA, (38), 13. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/46508

Edição

Seção

Artigos