PRESENÇA JUDAICA NA TOPONÍMIA BRASILEIRA: BRASIL, ORIGEM E MISTÉRIOS

Autores

  • Jane Bichmacher de Glasman UERJ

Palavras-chave:

Hebraico, Brasil, Toponímia, Criptojudeus, Sociolinguística

Resumo

Na pesquisa que venho desenvolvendo, Presença Judaica na Língua Portuguesa e na Cultura Brasileira, um dos objetivos é identificar vocábulos de origem hebraica na língua portuguesa e sua presença na toponímia brasileira. A identificação e análise de expressões de origem judaica e criptojudaica envolve todos os elementos e métodos da sociolinguística e da lexicologia, precisando se valer de referenciais históricos, linguísticos e sociológicos. Falar da formação da toponímia brasileira é remeter-se às origens do país. O próprio nome é um ponto de partida, tanto da etimologia hebraica do vocábulo quanto de sua evolução histórica e linguística. Brasil seria derivado do vocábulo hebraico barzel (= ferro, remetendo à cor do pau-brasil), sendo o hebraico não vocalizado e as duas palavras possuindo as mesmas consoantes. O nome Brasil é anterior ao país. Entre as hipóteses sobre sua origem – o que pretendo apresentar neste trabalho – destaco, em sua relação com o hebraico, a presença judaica no Brasil desde o período bíblico, no reinado de Salomão, tendo chegado os israelitas com as navegações feitas em aliança com os fenícios. Não esquecendo que, na frota de Cabral, viajaram como conselheiros especialistas pelo menos dois judeus; e o descobridor mesmo, originário de Belmonte, conhecida cidade de marranos, teria origem judaica. E que logo após o descobrimento, o Brasil foi arrendado por Fernando de Noronha e os navios portugueses passam a levar à metrópole enormes carregamentos de pau-brasil (chamado de "madeira judaica").

Biografia do Autor

Jane Bichmacher de Glasman, UERJ

 

Jane Bichmacher de Glasman possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1978), especialização em Letras LÍNGUA E LITERATURA HEBRAICA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1983) e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo(1999). Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras. Atuando principalmente nos seguintes temas:literatura, cultura, poesia, psicologia, filologia. 

CV: http://lattes.cnpq.br/1771049960280747

 

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Glasman, J. B. de. (2017). PRESENÇA JUDAICA NA TOPONÍMIA BRASILEIRA: BRASIL, ORIGEM E MISTÉRIOS. PRINCIPIA, (35), 77–89. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38612

Edição

Seção

Artigos