TROIANAS: BREVE ANÁLISE DA PERSONAGEM HELENA NA PEÇA DE EURÍPIDES
Keywords:
Eurípides, Helena, infidelidadeAbstract
Na tragédia Troianas, encenada pela primeira vez em 415 a.C., Eurípides retrata o fim da Guerra de Troia e, a partir do relato da personagem Hécuba, ilustra o grande sofrimento que fora gerado por causa da fuga de Helena com Páris até o Reino de Príamo. A peça é dividida em quatro cenas principais, na qual se destaca a terceira, pelo fato de ser a primeira e única vez que Helena entra em cena, e, diferentemente de como se apresenta na epopeia Ilíada, em que se mostra arrependida por seguir o príncipe troiano, na tragédia Troianas, a esposa de Menelau retira de si toda a culpa e se coloca como vítima das artimanhas dos deuses, por meio de um discurso de autodefesa dirigido ao seu marido.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.