O PARADOXO EXISTENTE ENTRE A NORMA PRESCRITIVA E A CULTA

Autores

  • Manuel Pinto Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / UNISUAM / Associação Brasileira de Franchising - ABF

Palavras-chave:

gramática, estudo do português.

Resumo

São vários níveis de linguagem. No estudo do português, como veremos, essa variedade no uso da língua também ocorre. Na escola, o ensino da língua padrão do Português no Brasil vem sendo, há algum tempo, reavaliado pelos estudiosos. O principal foco das preocupações pedagógicas é, notoriamente, o ensino de gramática baseado numa norma culta escrita, que em diversos pontos não coincide com a realidade do dia-a-dia. Neste artigo, discutimos pontos de vista divergentes, evitando-se, como tentam alguns, uma posição radical. Procuramos, assim, um equilíbrio que nos leve a soluções para o estudo do atual estágio do português do Brasil.

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Publicado

2005-12-01

Como Citar

Ribeiro, M. P. (2005). O PARADOXO EXISTENTE ENTRE A NORMA PRESCRITIVA E A CULTA. PRINCIPIA, (13), 1–6. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/11323

Edição

Seção

Artigos