Gestão do Desenvolvimento

UM PANORAMA DA POLÍTICA PARA OS ARRANJOS E SISTEMAS PRODUTIVOS INOVATIVOS LOCAIS NO PERÍODO DE 2001 À 2010

MARCELO G. P. MATOS
Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é pesquisador da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais RedeSist. Coordena e desenvolve pesquisa na área de inovação, sistemas de inovação, arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais, clusters e distritos industriais, desenvolvimento regional e local, micro e pequenas empresas, dinâmica industrial, política industrial e de inovação

ELAINE CAVALCANTE PEIXOTO BORIN
Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais RedeSist/UFRJ. Desenvolve pesquisa na área de arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais, clusters e distritos industriais, desenvolvimento regional e local, micro e pequenas empresas, incubadoras de empresas e empreendedorismo.


Resumo: Este artigo apresenta um panorama de política para os Arranjos Produtivos Locais no período de 2001 à 2010, baseado em um estudo de caso realizado em oito arranjos produtivos com diversas atividades econômicas em diferentes partes do Brasil. Este estudo de caso faz parte de uma pesquisa realizada pela Redesit que denomina-se: “A evolução e dinâmica de ASPILS de MPES no Brasil – Análise da dinâmica de evolução de APLs e o impacto de fomento”.
Palavras-chave: Arranjo produtivo local; políticas de desenvolvimento produtivo; desenvolvimento sustentado

AN OVERVIEW OF THE POLICY FOR THE ARRANGEMENTS AND LOCAL INNOVATIVE PRODUCTIVE SYSTEMS FROM 2001 TO 2010

Abstract: This article presents an overview of policy for the Local Productive Arrangements in the period 2001 to 2010, based on a case study conducted in eight productive arrangements with several economic activities in different parts of Brazil. This case study is part of a survey by Redesit that is called the: "The evolution and dynamics of MPES ASPILS in Brazil - Analysis of the dynamic evolution of APLs and the impact of promotion."
Keywords: Local Productive Arrangement; productive development policies; sustained development

INTRODUÇÃO

Esse artigo tem como base estudos empíricos sobre a evolução dos Arranjo e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais - ASPILs centrados em diversos tipos de atividade em diferentes partes do país. Estes estudos tiveram como objetivos fundamentais: (i) identificar e analisar a evolução de ASPILs selecionados, discutindo quais foram os processos de transformação por eles trilhados e quais foram as políticas implementadas e seus resultados; (ii) avaliar como evoluiu sua estrutura institucional, qual o papel articulador e dinamizador que tem desempenhado a infraestrutura institucional e de serviços; e (iii) avaliar as experiências de fomento e traçar perspectivas para políticas que promovam o desenvolvimento virtuoso e sustentado dos ASPILs. Nesse artigo será apresentado, apenas dentro do contexto da pesquisa, um breve panorama da política para os ASPILs.

Foram realizados oito estudos empíricos em Arranjos Produtivos Locais já anteriormente estudados em pesquisas da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais - RedeSist (no período compreendido entre 2001 e 2003), de forma que se obtivesse duas fotografias destes em momentos distintos de sua evolução. Os seguintes casos foram objeto de pesquisa: