O LUGAR COMO CATEGORIA DE ANÁLISE NA GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ABORDAGENS DIDÁTICAS NA CARTOGRAFIA ESCOLAR

Maurício Rizzatti, Natália Lampert Batista, Elsbeth Léia Spode Becker, Roberto Cassol

Resumo


Ao pensar o ensino de Geografia e a Cartografia Escolar não se pode perder de vista as distintas categorias de análise que permeiam a ciência geográfica, pois é nessa inter-relação que o professor dessa componente curricular pode pensar criticamente o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem. Com base nisso, esse trabalho tem por objetivo apresentar a evolução do conceito de lugar nas escolas geográficas e a contribuição dessa categoria de análise da Geografia para algumas abordagens metodológicas da Cartografia Escolar em sala de aula.  Para o seu desenvolvimento, realizou-se a abordagem teórica da categoria de análise lugar e após apresentou-se as metodologias voltadas à Cartografia Escolar. Conclui-se que o estudo do lugar, baseado na Cartografia Escolar, é eficaz para o desenvolvimento do pensamento espacial e para o estimulo ao raciocínio geográfico, centrais ao ensino de Geografia na contemporaneidade.


Texto completo:

95-115


DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.51120



ISSN: 1980-4490

Periódicos Capes Resultado de imagem para logotipo biblioteca nacional