O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Cristina Maria Costa Leite

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento do raciocínio geográfico na prática educativa do professor de Geografia. Em busca de alcançar esse propósito, utilizou-se a pesquisa qualitativa na produção e análise dos resultados, nos quais foram utilizados o procedimento bibliográfico e de campo. No primeiro, a pesquisa bibliográfica, realizaram-se levantamentos do referencial teórico atinente ao raciocínio geográfico e às estratégias didático-pedagógicas. Em campo, foram feitas observações sistematizadas com um professor de Geografia durante o segundo semestre de 2018.  Os resultados mostraram que o raciocínio geográfico é um processo cognitivo que pode ser desenvolvido no ensino pelo professor de Geografia. E, para isso, faz-se necessário a mobilização dos conhecimentos da ciência geográfica, do pedagógico e das condições do contexto do aluno. Sendo assim, as observações das aulas de um professor de Geografia apresentaram algumas dificuldades em tal desenvolvimento, pois não houve apropriação dos fundamentos da Geografia, tampouco a articulação do pedagógico com a realidade do aluno.   


Texto completo:

128-140


DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.48947



ISSN: 1980-4490

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