O USO DE GEOTECNOLOGIAS ASSOCIADO A METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO ENSINO: APLICAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO PRIMEIRO DISTRITO DE PETRÓPOLIS

Juliana Alves Cordeiro, Júlia Vellasquez Janeiro, Sara Lemos Alves, Manoel do Couto Fernandes

Resumo


Embora a difusão das geotecnologias já seja uma realidade cotidiana, sua inserção como ferramenta de apoio no ensino ainda é incipiente. Essas geotecnologias associadas às metodologias participativas na aplicação escolar, permitem o envolvimento direto dos alunos no processo de produção das informações geográficas e na confecção dos mapas. Dessa forma, o presente trabalho propôs a criação de uma proposta metodológica de atividade escolar baseada na utilização de geotecnologias associada a metodologias participativas para atender as demandas dos eixos temáticos da disciplina de História, Geografia, Turismo e Educação para o Trânsito de Petrópolis (HGPT-ET). A metodologia do trabalho dividiu-se em três etapas: a análise e leitura do referencial curricular do ensino fundamental e dos cadernos pedagógicos; a definição da atividade e da ferramenta a ser utilizada e, por fim, a realização de oficinas práticas em duas escolas municipais. Como resultados, obteve-se um mapa em versões interativa e analógica do município de Petrópolis com os pontos e as informações coletadas pelos alunos. A proposta metodológica possui o intuito de servir não apenas como exercício, mas como material pedagógico da disciplina específica sobre a cidade, preenchendo uma lacuna de materiais didáticos sobre Petrópolis.

 

Palavras-chave: geotecnologias, metodologias participativas, proposta metodológica, HGPT-ET, ensino.


Texto completo:

38-48


DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.38081



ISSN: 1980-4490

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