
1 
 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

PÊNDULO DA POLÍTICA EXTERNA COMUNICACIONAL DO 

GOVERNO LULA: A EXPANSÃO DA TV BRASIL VIS-À-VIS A 

ADESÃO A TELESUR1 

PENDULUM OF LULA GOVERNMENT'S COMMUNICATIONAL FOREIGN 
POLICY: THE EXPANSION OF TV BRASIL VIS-À-VIS THE ADHESION TO 
TELESUR 

Lucas Almeida de Brito2 

2Universidade de Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: 

lbrito.lucas@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7881-5467 

 

Recebido em: 01/01/2020 | Aceito em: 27/04/2020. 

 

 

 

 

 

                                                                    
1
 Realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). 

 Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 

Volume 9, 2020, p. 01-17  
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 I ISSN: 2317-3459 

 

file:///C:/Users/Júlia/Documents/NEIBA/NEIBA%202020/SIMPORI%202020/SIMPORI%20DIAGRAMADO/REVISAO%20CRISTIANE/lbrito.lucas@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-7881-5467


2 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

RESUMO 

O presente trabalho tem como objetos de estudo a informação, o domínio do Estado 

sobre ela e a forma pela qual a informação se insere na política externa por meio das 

agências de notícias. Dessa forma, serão tratados aqui dois projetos de política de 

comunicação distintos sob a perspectiva da política externa: a Televisión del Sur 

(TeleSUR), que teve início de suas operações em 2005; e o projeto de expansão da TV 

Brasil criado no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, começando a operar em 

2007. A hipótese é de que as escolhas tomadas quanto à contribuição a essas agências 

de notícias refletem um contexto maior de posicionamento da política externa 

brasileira, oscilando ora entre liderança e ora pela integração. A pesquisa foi conduzida 

através da busca de textos analíticos a respeito das duas instituições de notícias, além 

de informações coletadas nos meios eletrônicos institucionais, legislações e discursos. 

Palavras-chave: Política externa comunicacional; TeleSUR; TV Brasil. 

 

ABSTRACT 

The present work has as its study objects the information, the State´s domain over it, as 

well as the way in which the information is inserted in the foreign policy through the 

news agencies. Thus, two distinct communication foreign policy projects will be 

addressed here: Televisión del Sur (TeleSUR), which started operations in 2005; and the 

TV Brasil´s expansion project created under President Luiz Inácio Lula da Silva, starting 

to operate in 2007. The hypothesis is that the choices made regarding the contribution 

to these news agencies reflect a greater context for the positioning of Brazilian foreign 

policy, oscillating between leadership and integration. The research was conducted 

through analytical texts about the two news institutions, in addition to information 

collected in institutional electronic media, legislation, and speeches. 

Keywords: Informational foreign policy; TeleSUR; TV Brasil. 

 

 

 



3 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

INTRODUÇÃO 

Em 1527 o filósofo inglês Francis Bacon em sua obra Meditationes Sacrae fez uma 

de suas reflexões mais famosas quando escreveu que “informação é poder” (1985). 

Baseado nessa reflexão, o objeto do presente trabalho perpassa pela informação e o 

domínio do Estado sobre ela, bem como pretende entender como ela se insere em sua 

política externa. Dessa forma, serão tratados aqui dois projetos de política de 

comunicação distintos sob a perspectiva da política externa, a Televisión del Sur 

(TeleSUR), que teve início de suas operações em 2005 (TeleSUR, 2015) e o projeto de 

expansão da TV Brasil criada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 

começando a operar em 2007 (Bezerra, 2009). 

A intenção aqui não é discorrer os pormenores dos dois projetos e sim analisar o 

intuito de expansão da TV Brasil em contraste ao projeto integracionista da TeleSUR a 

qual o Brasil não compactuou. Entendendo essa política de comunicações do governo 

Lula em questões alinhadas a política externa do governo. 

A pesquisa realizada foi conduzida através da busca de textos analíticos a respeito 

das duas instituições de notícias, além de informações coletadas nos meios eletrônicos 

institucionais, legislações e discursos que tinham relação com o lançamento dos 

projetos, valendo ressaltar a pouca produção acadêmica da política de comunicações 

sob a ótica das Relações Internacionais (Matos, 2017). 

O texto é dividido em três seções, além desta introdução. A primeira seção cuida do 

referencial teórico para análise posterior dos dois casos, que se deram em tempos não 

por coincidência contemporâneos, de iniciativas de comunicação para o continente. 

Esse referencial teórico se baseia na categoria muito utilizada por Nye (2004) de soft 

power que diz respeito a recursos não tangíveis do Estado para a propagação de sua 

influência, ou mesmo como uma defesa a influência externa, como é acentuado 

particularmente pelas interpretações do caso da TELESUR. Ainda na parte teórica o 

artigo de Letícia Pinheiro (2000) “Traídos pelo Desejo” é mobilizado com vista a 

embasar a interpretação da não aderência do Brasil a TeleSUR, diferente do que seus 

vizinhos fizeram e o projeto de expansão da TV Brasil que oscila entre uma postura 

grotiana ou hobbesiana de sua política externa.  



4 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

Na seção seguinte, será realizada uma breve retrospectiva, devido a iniciativa ser 

em um tempo recente, a respeito da criação da TeleSUR e da TV Brasil e o contexto e 

arcabouço jurídico sob o qual foram erguidas. Os dois projetos serão analisados de 

forma mais profunda, trazendo discursos e análises a respeito do posicionamento do 

governo Lula quanto a política de comunicação e de questões de conjuntura, mas 

também estruturais, que condicionaram o projeto político de criação e expansão da TV 

estatal. Sobre a TeleSUR será utilizado o conceito de diplomacia midiática de Eytan 

Gilboa (2011) e o contexto da discussão do projeto integracionista da Aliança 

Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA). Com isso se busca elucidar a 

posição brasileira de não alinhamento direto e esclarecer os tímidos resultados 

conseguidos até aqui, bem como da ameaça de extinção de todo o projeto pelo vigente 

governo brasileiro de Jair Messias Bolsonaro. 

Por fim, com a conclusão se busca um breve panorama do que aqui foi exposto e 

de apresentar o atual cenário da TeleSUR e da TV Brasil, bem como da Empresa Brasil 

de Comunicação (EBC) na qual está inserida. 

O PÊNDULO REGIONAL E INTERNACIONAL E O PAPEL DO PODER BRANDO 

O poder brando, ou soft power, nos termos de Joseph Nye (2004) cunhado no final 

dos anos 80 diz respeito a capacidade de dado Estado em influenciar, atrair ou 

convencer indiretamente o comportamento de outro Estado sem que tenha que 

empregar meios militares ou quaisquer outros de recursos tangíveis diretos. A 

influência corre por meios indiretos através de ferramentas culturais, diplomáticas e 

ideológicas, como uma forma de cumprir objetivos sem empregar uma violência (Nye, 

2004, p.5). 

Cabe mobilizar junto com o conceito de poder brando de Nye o de diplomacia 

midiática de Gilboa (2001), visto que no caso da TeleSUR se congrega os dois. A 

tecnologia tira a diplomacia apenas do âmbito formal da diplomacia estatal e do poder 

executivo. Agora há membros da sociedade civil e sobretudo da imprensa colocando 

novos desafios e práticas ao sistema internacional. Com isso temos três modelos 

analíticos da diplomacia midiática propostas por Gilboa. Esses três modelos variam 



5 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

dependendo de quais características e condições estão presentes caso a caso para a 

compreensão de qual deve ser empregado, são eles (Gilboa, 2001): 

Diplomacia pública  

Se trata da construção da imagem de um país no exterior, através de comunicações 

diretas com outros Estados, usando de intercâmbios culturais, científicos e artísticos ou 

através da mídia de massa. O objetivo final é influenciar o Estado alvo e/ou seus 

cidadãos. Ou seja, a maneira como indivíduos do governo ou entes privados influenciam 

as atitudes e opiniões públicas de outros Estados. 

Diplomacia na mídia 

A principal diferença em relação ao modelo anterior é que o elemento da 

propaganda é mais presente. Geralmente a diplomacia pública vem antes da diplomacia 

na mídia. A diplomacia na mídia se dá como uma espécie de método de negociação. 

Para Gilboa, no caso da diplomacia pública se pressupõe um confronto entre os Estados 

e ocorre uma preocupação com a imagem. Já nesse modelo os meios de comunicação 

fazem a ponte entre os Estados e atores não estatais, através dessa prática há a 

mobilização da opinião pública para esses acordos com vista a avançar nas negociações 

e construir confiança. É feita através de coberturas, entrevistas e conferências. Esse 

contexto ainda que apresente o benefício de uma resposta eficiente, também mina o 

controle do Estado de todas as etapas do processo. Uma resposta pronta pode 

ocasionar uma avaliação equivocada da situação. Por outro lado, se não respondem 

prontamente passam a impressão que perderam o controle da situação.  

Diplomacia feita pela mídia (media-broker diplomacy) 

Esse modelo coloca a mídia na posição de ator no sistema internacional, a estrutura 

midiática seria o quarto poder, com seu peso nas organizações internacionais. No 

anterior, a mídia é um método e os atores que a compõe atuam da forma mais 

tradicional, cobrindo os fatos sendo a política conduzida pelos atores clássicos. Nesse 

modelo analítico, os jornalistas podem desempenhar função diplomática, podendo 

alterar os objetivos da política externa. Os jornalistas desempenham função de 

mediadores no período pré-negociação. 



6 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

Nos termos de Pinheiro (2000), a política externa brasileira adota estratégias e 

meios que podem ser orientado por um caráter realista hobbesiano – bebendo de 

fontes das teorias das Relações Internacionais e do filósofo inglês Thomas Hobbes (1588 

- 1679) – preconcebendo um estado de anarquia no sistema internacional, isto é, a 

ausência de uma autoridade central levando com isso a um estado em que cada ator 

internacional se preocupa com sua própria segurança. Por outro lado, também pode 

abordar uma posição realista grotiana - oriunda teoricamente das ideias do jurista 

neerlandês Hugo Grotius (1583 – 1645), onde essa anarquia é regulada por normas 

internacionais. Ao longo da história da política externa brasileira houve um predomínio 

do realismo, respaldado pela constante busca pela autonomia na diplomacia brasileira. 

Autonomia definida em termos gerais como a busca de um país por uma margem de 

manobra em suas relações com outros Estados (Saraiva, 2013). 

Vejamos agora esses conceitos à luz dos casos do projeto da TeleSUR e da TV Brasil, 

ambas tendo o recorte do governo Lula para análise. 

O LADO GROTIANO DO PÊNDULO: O CASO DA TELESUR 

A TeleSUR começou suas operações em 2005 e teve suas origens em um projeto 

idealizado por Hugo Chávez, presidente venezuelano de então, de criação de um 

veículo multi-estatal dos países latino-americanos que produzissem suas próprias 

notícias e tivessem seu próprio aparato e pessoal para esse fim (Calderón, 2005). Ela 

possui sede em Caracas com aporte pessoal, técnico e capital dos Estados que a 

compõe. O fluxo de informação até então se dava de uma forma que para se informar 

sobre as notícias de um país vizinho as principais empresas de mídias tradicionais do 

país compravam das grandes agências internacionais de notícias, que faziam uma 

espécie de pasteurização e enviavam de volta para o sul. Até mesmo as grandes 

empresas de imprensa do continente possuem escassos correspondentes pelo globo, 

fato que justificaria ainda mais a criação da TeleSUR (Moraes, 2017). 

A TeleSUR contou no conselho consultor com diversos nomes latino-americanos, 

como o Nobel da paz, Adolfo Pérez Esquivel, o poeta Ernesto Cardenal, o escritor 

Eduardo Galeano e Ignacio Ramonet. Até agora, na breve história da TeleSUR, vale 

destacar alguns momentos: em 2007 a TeleSUR começa a transmitir para Cuba e se 



7 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

amplia em pessoal e rede de colaboradores; em 2008, fez a cobertura presente do 

ataque ao acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC); em 

2009 ganhou proeminência internacional ao fazer uma cobertura internacional única do 

golpe de Estado ao presidente hondurenho Manuel Zelaya, ano em que também 

ingressou nas redes sociais e aprimorou suas páginas na internet; em 2010 faz uma 

cobertura da liberação de reféns pelas FARC, além disso se incorpora ao satélite Hotbird 

e com isso se expande para 123 países da Europa, Oriente Médio e África; em 2011 faz 

uma cobertura alternativa ao conflito na Líbia que veiculava algo que ia contra ao que 

era corrente entre os canais tradicionais que difundiam informações de uma capital 

toda destruída; em 2014 passa a produzir conteúdo em inglês (TeleSUR, 2015). 

Em termos do relacionamento entre os Estados, essa mídia pode ser usada como 

um instrumento ou essa relação pode ser subvertida, tanto para as definições das 

pautas prioritárias de política doméstica quanto externa. Quanto a esse último aspecto, 

as pautas do Estado podem ser condicionadas pela mídia através da influência de uma 

agência internacional de notícias mais consolidada. Em termos práticos os Estados com 

baixas capacidades econômicas não conseguem desenvolver boas agências de notícias e 

acabam sendo afetados pela influência externa (Aguiar, 2015). 

Como apontado por Valente (2014), ao menos 90% das notícias internacionais 

veiculadas no Brasil por todos os jornais bebem da mesma fonte, isto é, as quatro 

principais agências internacionais de notícias, a Reuters (de natureza privada britânica 

com conglomerado que merge capital estadunidense e canadense com atual sede em 

Nova York), a EFE (de natureza estatal espanhola), a AFP (agência estatal francesa) e a 

AP (agência estatal estadunidense). Valendo citar que as duas que operam nos Estados 

Unidos são responsáveis por mais de 50% das notícias internacionais veiculadas 

nacionalmente. Em termos de TV, dois dos principais canais de alcance global são 

estadunidenses: a Fox News e a CNN. Consumir de uma fonte externa as notícias que 

rondam o país tem grande impacto na agenda setting (conceito relacionado a 

hierarquia das pautas de ação), tanto dos jornais quanto do governo, por não possuir 

uma fonte própria eficiente de notícias. As pautas montadas nos jornais podem muito 

bem sofrer influência dessas quatro grandes agências. A hierarquização das pautas vem 



8 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

de informações já ranqueadas anteriormente por pelo menos três empresas estatais 

que as vendem para serem veiculadas por todo o país. É de grande interesse estratégico 

a manutenção dessas companhias estatais pelos seus Estados de origem, como 

importância geopolítica para afastar influências estrangeiras. 

A TeleSUR vinha com o intuito de quebrar o monopólio e propor um projeto contra 

hegemônico para a região. Além disso, pode se inserir no conceito geral de autonomia 

apresentado, devido a ser uma busca por margem de manobra no contexto 

comunicacional. O projeto tinha o objetivo no papel de integrar os povos da América 

Latina e criar um eixo Sul-Sul que produzisse uma comunicação independente, projeto 

este impulsionado pelo Estado venezuelano com aderência de demais países da 

América do Sul, não por acaso a inauguração de suas transmissões se deu no dia de 

aniversário de Simon Bolívar, 24 de julho (Calderón, 2005). Houve a integração ao 

projeto dos governos de Cuba, Equador, Bolívia, Nicarágua, Uruguai e Argentina, com 

16% das ações (Suppo, 2017). Sobre a parceria Argentina e Venezuela cabe destacar, 

como aponta Monge, Vivas e Brizuela (2017), o presidente Néstor Kirchner em encontro 

com o presidente Chávez em fevereiro de 2005, assinaram acordos de cooperação na 

área das comunicações com o comprometimento argentino de aportar 20% das ações e 

oferecer apoio de pessoal e técnico. Porém o aporte nunca chegou a tal número. Com a 

eleição do candidato liberal Maurício Macri em 2015 a Argentina deixa oficialmente de 

ser uma sócia da rede (Ribeiro; Nogueira, 2017). Como efeito, em 2016, a TeleSUR já foi 

tirada da grade da principal empresa de televisão a cabo da Argentina, a Cablevisión, no 

lugar entrou a TVE, espanhola (Aznarez, 2016). 

Vale citar ainda que a TeleSUR aparece como fruto de uma semente plantada nos 

anos 70 na proposta dos países não alinhados chamada, Nova Ordem Mundial da 

Informação e Comunicação. Em 1978, a Organização das Nações Unidas para a 

Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) inspirada no projeto dos países não 

alinhados, lança os princípios que deveriam reger na época as mídias dos países então 

chamados de “Terceiro Mundo”, conhecidos como os “quatros D’s”, (i) democratização; 

(ii) descolonização; (iii) desmonopolização e (iv) desenvolvimento (Suppo, 2017). 



9 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

O projeto da TeleSUR pode ser enquadrado como um projeto contra hegemônico e 

de poder brando, nos termos de Nye (2004). Se faz de um desafio e alternativa aos 

veículos predominantes de difusão de notícias na região. Apesar de já ter uma 

penetração em países de fora do continente, a TeleSUR se volta sobretudo para a 

América Latina e tenta romper com a tradição de se comprar notícias dos países 

vizinhos do Norte para depois serem veiculadas nas principais empresas nacionais de 

notícias. 

Quanto a não adesão do Brasil, nos termos de Pinheiro (2000), cabe a 

interpretação do movimento da política externa brasileira que ao não aderir ao projeto 

da TeleSUR integralmente pode ser considerado como um movimento realista 

hobbesiano, que olhou para um projeto integracionista do qual não era líder como algo 

que pudesse afrontar seu desejo de liderança da região. O projeto não foi percebido 

como benéfico para o país que tinha seus próprios planos quando a política de 

comunicação. O Brasil se viu de frente com um projeto da TeleSUR que poderia ser 

enquadrado no realismo grotiano ao propor o recurso ao poder brando e apelar para 

uma cooperação no âmbito multi-estatal e recorrendo às normas construídas em 

conjunto para a fundação da instituição midiática. Vale mencionar, que a TeleSUR não 

pode ser considerada truculenta em sua afrontação aos meios tradicionais. Ela se 

propõe desde o princípio sobretudo a difundir entre os próprios países latino-

americanos suas notícias e pode ser enquadrada, nos termos apresentados em Gilboa 

(2001), como uma diplomacia midiática do governo Chávez, ao menos em seu princípio. 

Esse objetivo do canal pode ser encontrado no seu lema que é muito repetido nos 

intervalos de sua programação: “TeleSUR: conectando o Sul Global”. 

Vejamos agora a breve iniciativa brasileira durante o governo Lula de projetar a TV 

Brasil internacionalmente e compreender a sua não adesão a TeleSUR.  

A EXPANSÃO DA TV BRASIL: O OUTRO LADO DO PÊNDULO 

A TV Brasil começa suas atividades em dezembro de 2007 e vem a partir das fusões 

das TVs educativas dos estados do Rio de Janeiro, Maranhão e da TV Nacional de 

Brasília (Bezerra, 2009). Surge também a partir da criação da Empresa Brasileira de 

Comunicação (EBC) sob o decreto presidencial 6.246 que destina a ela um orçamento 



10 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

de vinte milhões para “suporte de operação dos serviços de radiodifusão pública” 

(República Federativa Do Brasil, 2007). 

Vale citar como contexto para a criação da EBC e da TV Brasil, o I Fórum Nacional 

de TVs públicas, presentes representantes das emissoras públicas, educativas, culturais, 

universitárias, legislativas e comunitárias, onde teve como principal resultado a 

chamada “Carta de Brasília” na qual havia a recomendação de criação de uma TV 

pública de caráter nacional com base nos artigos 220, 221 e 223 da Constituição 

Federal. No texto (República Federativa Do Brasil, 1988): 

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a 
informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer 
restrição, observado o disposto nesta Constituição. 

Art. 221. A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão 
atenderão aos seguintes princípios: 

I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas; 

II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção 
independente que objetive sua divulgação; 

III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme 
percentuais estabelecidos em lei; 

IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família 

Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, 
permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e 
imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, 
público e estatal. 

Segundo Suppo (2017, p. 20) o Brasil acaba por não participar da TeleSUR para 

recair o foco sobre a TV Brasil com uma alternativa “à mídia monopolizada”. A EBC 

também é gestora da Agência Brasil, Radioagência Nacional e do sistema público de 

Rádio. Além disso, a EBC também teve seu papel idealizado na “Carta de Brasília”. 

Antes do lançamento oficial, em 2005, foram realizados os primeiros testes para 

uma possível TV Brasil com escopo internacional. A primeira transmissão foi da 

cobertura do V Fórum Social Mundial ocorrido em Porto Alegre. O sinal foi difundido 

para diversos países das Américas e da Europa Ocidental, tendo sido toda realizada em 

espanhol. Foi assim, que em setembro daquele mesmo ano foi inaugurada a primeira 

iniciativa de TV pública internacional brasileira, a TV Brasil – Canal Integración (o que 

viria a ser futuramente remodelada para a TV Brasil Internacional). A primeira 

transmissão oficial se deu com a cobertura da I Reunião de Chefes de Estado da 



11 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA). O objetivo era a integração dos países da 

América do Sul, através do intercâmbio do fluxo de informações. O lema do canal era 

“Diversidad, es nuestra identidad”3. A TV Brasil se inspirou em sua criação nos modelos 

administrativos adotados por outros países como no caso da BBC, na Inglaterra; a TVE, 

espanhola; a PBS, dos Estados Unidos; RTP, de Portugal, entre outras. Quanto ao 

conteúdo o canal passou a contar com editais públicos abertos para a produção desses 

materiais, anteriormente os programas das TVs educativas que haviam sido 

incorporadas eram veiculados na grade. Com a abertura de editais, em 2009 uma boa 

parte, 25%, da programação foi renovada. A TV Brasil Internacional surge em 2010 em 

um projeto de três fases para a integração: (i) atender a América Latina; (ii) oferecer um 

serviço voltado para a África lusófona; (iii) atender as comunidades brasileiras no 

exterior (Bezerra, 2009). 

Segundo Monge, Vivas e Brizuela (2017), a TV Brasil possui um acesso difícil, 

mesmo dentro de território nacional o único serviço de TV por assinatura que contava 

com ela em sua grade era a Vivo de São Paulo. Para os críticos do governo a TV Brasil foi 

uma espécie de aparelhamento do governo petista e que estagnou no tempo, se 

utilizando ainda do sinal VHF, considerado ultrapassado e que com isso afetando a 

qualidade das imagens que chegam pela transmissão (Suppo, 2017). 

Com o discurso do lançamento da TV Brasil Internacional proferido pelo presidente 

Lula em maio de 2010 é possível notar um objetivo de produzir uma rede de TV visando 

a propagar a imagem do Brasil de forma, pelo menos no discurso, apolítica:  

Pois bem, então, o que nós queremos provar, na verdade? Nós queremos 
provar que é possível fazer uma TV pública de qualidade, republicana, que 
não seja nem “chapa branca”, mas que também não seja oposição a priori, 
que tenha discernimento de fazer a análise política correta, de contar os 
fatos como eles são, desagrade a quem desagradar ou agrade a quem 
agradar. Nós queremos uma TV pública que possa mostrar o Brasil lá fora, 
como ele é (República Federativa Do Brasil, 2010). 

Ainda na fala de Lula: 

Uma televisão que possa discutir política com clareza, que possa discutir 
economia com clareza, que possa dar uma outra visão de que o mundo não 
tem apenas a língua inglesa, de que o português só vai se respeitar quando 
ele for ouvido e quando ele for falado. 

                                                                    
3 Para ver a propaganda institucional acessar: < https://www.youtube.com/watch?v=JwZm0OtVnj0> 

https://www.youtube.com/watch?v=JwZm0OtVnj0


12 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

Não existe, ao menos no discurso, um aspecto de integração da TV Brasil 

Internacional ao resto da América Latina nem uma vontade de exercer liderança. O 

próprio projeto deixa claro esse aspecto ao não adotar por sua própria natureza, uma 

iniciativa multi-estatal. A TV Brasil é uma TV pública brasileira, tal qual era ansiada 

desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, já a TeleSUR sempre se propôs a 

ser um órgão multi-estatal com integração capital e técnica dos países membros. 

Vale trazer aqui a reflexão do jornalista Trajano de Moraes (2017) que caracteriza o 

Brasil como “gigante indeciso” diante desses dois projetos que se colocaram diante dele 

e o plano integracionista venezuelano como falho ao não conseguir a adesão brasileira. 

No entanto, para além do projeto autônomo brasileiro na área da comunicação, 

ocorrem projetos de uma certa forma concomitantes para a região, a Aliança 

Bolivariana para as América (ALBA) junto com o momento do Brasil como paymaster da 

região, que arcaria com os custos da integração por diversos meios na região (Saraiva, 

2010). Ambos os projetos eram vistos como não hegemônicos como aponta Samuel 

Pinheiro Guimarães (2008), de integração entre as comunicações. 

Porém, por serem semelhantes, tais projetos de uma certa forma competiam entre 

si e o fruto dessa concorrência no setor comunicacional foi o surgimento do projeto 

integracionista da TeleSUR em face a um outro projeto de liderança solo do Brasil em 

sua TV Brasil (Canal integración e depois internacional). Ambos possuíam o mesmo 

intuito contra hegemônico. Tendo a TeleSUR surgido, não por acaso, poucos anos antes 

do início oficial da TV Brasil, que já estava com testes sendo realizados no mesmo ano 

do lançamento da TeleSUR. Nesse ponto vemos o Brasil pender para o lado realista 

hobbesiano, ainda nos termos de Pinheiro (2000), ao não compactuar com o projeto 

venezuelano por não consentir um projeto integracionista no qual não fosse o líder. O 

Brasil reinterpretou a situação para buscar sua autonomia, agora em um outro nível, o 

da comunicação. 

O projeto da TV Brasil Internacional esbarrou com um detalhe estrutural da política 

doméstica brasileira, o grande oligopólio familiar que divide a comunicação e que 

cresceu institucionalmente no seio do governo desde a ditadura militar. Segundo 

Bolaño e Brittos (2008), há uma “anomalia” devido a existência de emissoras públicas, 



13 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

mesmo as consideradas essenciais para a transparência como, a TV Senado, Câmara e 

Justiça, postas fora do lugar que normalmente se encontram nos países, ficando a um 

patamar pouco popular em relação às grandes empresas de mídia. Há pouco espaço 

visto a grande reserva que é feita da TV aberta para essas poucas empresas. Ainda 

segundo os autores, a máquina acaba sendo tão complexa e azeitada que mesmo os 

mais progressistas dos governos quando ascendem ao comando não conseguem 

desmontá-la pois, sobretudo, precisam delas para a sua própria manutenção no poder. 

A TV Brasil pouco tinha chance diante desse cenário. Parece que diante de tal quadro, a 

melhor chance para o Brasil teria sido a adesão, ou a liderança, de uma emissora multi-

estatal nos moldes da TeleSUR, porém o trem da história já tinha partido. 

Vale por último ressaltar que o Brasil possui um traço quanto a sua política externa 

voltada para a América do Sul, por vezes financia e consolida órgãos já existentes de 

regionalismo aberto, como o Mercosul; e por outro lado também fomenta iniciativas de 

cooperação e integração de menor envergadura (Saraiva, 2010). Talvez uma outra 

hipótese é a de que o governo brasileiro havia considerado a TeleSUR como um apoio a 

uma iniciativa incipiente e menos estruturada, já que deu ajuda logística, na sua origem, 

e também de pessoal quando houve a inauguração da representação do canal em 

Brasília (Gonçalves; Júnior, 2006). 

CONCLUSÃO 

O presente trabalho pretendeu elucidar um ponto com pouca bibliografia 

produzida na área da política externa. Se preocupou em contrapor dois projetos 

comunicacionais que começaram contemporaneamente na região da América do Sul 

com objetivos muito similares, porém com grandes diferenças em suas estruturas. Um 

deles, a TeleSUR, nasceu como uma iniciativa multi-estatal liderada pela Venezuela com 

o intuito de se construir um órgão de notícias que produzisse e veiculasse notícias da 

América Latina e que fosse a principal alternativa para os outros meios internacionais 

tradicionais, que “pasteurizavam” a notícia antes que fossem veiculadas nos órgãos 

nacionais mais tradicionais.  

No outro lado temos o projeto de expansão da TV Brasil que se originou durante o 

governo Lula. Projeto muito ousado, pode-se dizer, devido à natureza dos veículos de 



14 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

comunicação do Brasil, com um oligopólio tradicional e enraizado. A TV Brasil contou 

com orçamento e logística financiada pelo Estado brasileiro, era um projeto de TV 

pública e não multi-estatal, por isso também estava exposto aos condicionantes dessa 

questão estrutural que engessa as novas iniciativas no meio da comunicação ou mesmo 

as fadam ao fracasso. O projeto era de integração, principalmente em relação aos 

países lusófonos, aos brasileiros que residem no exterior e a propagação da imagem do 

país por meios governamentais. 

As alternativas que foram apresentadas à inserção internacional no meio da 

comunicação foram contrapostas se utilizando do arcabouço teórico proposto por 

Pinheiro (2000) que analisa concomitantemente uma postura da política externa 

brasileira entre um realismo grotiano e um realismo hobbesiano. Aqui focando no 

projeto da TeleSUR de uma integração nos moldes de uma ação grotiana (no seu 

fortalecimento e criação de instituições entre os países da América Latina), e da 

expansão de um ideal de integração da TV Brasil moldado internamente, uma postura 

hobbesiana, de autoajuda e de liderança de certa forma imposta. Também é 

considerada como hobbesiana a postura de não adesão a TeleSUR pelo Brasil. 

Como apontado anteriormente a TV Brasil, e a EBC como um todo, foram vistas 

pelos críticos ao governo como um aparelho petista e tem sido vítima de ameaças de 

extinção. Não se pode dizer realmente que a TV Brasil tenha sido bem-sucedida até o 

momento. A TV Brasil – Canal integración foi desmantelada e reformulada para a TV 

Brasil Internacional deixando um pouco de lado o projeto original integracionista que se 

via em suas propagandas institucionais. Além disso, o sítio da internet para a TV Brasil 

Internacional é instável e tem poucas informações institucionais para acesso4, com as 

últimas atualizações datando do ano passado, 2018. Ainda assim a reforma seria uma 

alternativa mais racional do que o desmantelamento de toda a EBC, como o atual 

presidente Jair Bolsonaro vem insinuando em seus discursos (Soares, 2019). A TV Brasil 

Internacional possui também um canal no YouTube, com 8,5 mil inscritos5. 

A TeleSUR por sua vez possui um website bem estruturado onde é possível acessar 

todos os telejornais e programas gratuitamente e para assisti-los sob demanda, há 

                                                                    
4
Para acesso ver: <http://www.ebc.com.br/tv-brasil-internacional> 

5 Para acesso ver: < https://www.youtube.com/user/TVBRASILful> 

http://www.ebc.com.br/tv-brasil-internacional
https://www.youtube.com/user/TVBRASILful


15 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

também a possibilidade de assistir a transmissão ao vivo pelo site e tudo isso em alta 

definição6. Ainda conta com uma assistência para que qualquer pessoa que queira 

relatar uma notícia possa fazê-lo. Todas as funcionalidades também estão disponíveis 

em um website em inglês que também é acessível através de dispositivos móveis7. Além 

disso, a TeleSUR conta com aplicativos para celular tanto para sistemas Android ou IOS. 

Possui um canal no YouTube, com transmissões ao vivo e vídeos dos programas 

disponíveis, até o momento da escrita deste artigo possuía 675 mil inscritos8, também 

possuem um outro em inglês, com 111 mil9. Por último, a empresa ainda conta com 

presença nas principais redes sociais, valendo ressaltar que possui 1,7 milhões de 

seguidores no Twitter10.  

Mesmo com toda assimetria em relação a poderes mais tangíveis do Brasil em 

relação a seus vizinhos, a TeleSUR se fez um instrumento até aqui bem-sucedido, 

mesmo com a recente saída da Argentina da iniciativa, de poder brando e na sua 

origem de diplomacia midiática (Gilboa, 2001) do governo venezuelano. A TeleSUR é de 

fácil acesso, funciona 24 horas por dia e é e de amplo alcance que pode ser observada a 

partir das participações de diversos intelectuais e ativistas em seus programas. Já a TV 

Brasil parece à beira de sua extinção com a EBC, que infelizmente é relacionada a um 

determinado governo, do que algo que serve ao Brasil como todo. Até o presente 

momento o impacto foi muito tímido. O Brasil foi “traído pelo desejo”, dessa vez sua 

autonomia comunicacional, abortada pelo seu próprio problema estrutural interno e 

pelo fato de ter se fechado a um projeto de um único país, acabou perdendo a chance 

de se criar um veículo de notícias próprio nos moldes da BBC, TVE, e entre outros 

modelos que tanto almejou. 

 

 

 

                                                                    
6
 Para acesso ver: < https://www.telesurtv.net/ > 

7
 Para acesso ver: < https://www.telesurenglish.net/ > 

8
 Para acesso ver: < https://www.youtube.com/user/telesurtv > 

9
 Para acesso ver: < https://www.youtube.com/user/telesurenglish > 

10
 Ver: < https://twitter.com/telesurtv > 

https://www.telesurtv.net/
https://www.telesurenglish.net/
https://www.youtube.com/user/telesurtv
https://www.youtube.com/user/telesurenglish
https://twitter.com/telesurtv


16 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

Aguiar, P. (2015). ‘Agências de Notícias Brasileiras e Conglomerados de Mídia: 
concentração, convergência e dependência’, Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos 
Interdisciplinares da Comunicação. 

Aznarez, C. (2016). A pesar de Macri y Cablevisión, seguiremos viendo teleSUR. 
Disponível em: <https://www.telesurtv.net/bloggers/A-pesar-de-Macri-y-Cablevision-
seguiremos-viendo-TeleSUR-20160303-0002.html>. [Acesso em: 21 de jul. de 2019.] 

Bacon, F. (1985). Meditationes sacrae. Londres: Excusum impensis Humfredi Hooper. 

Bezerra, H. (2009). Verbete: TV Brasil. Disponível em: 
<http://www.fgv.br/Cpdoc/Acervo/dicionarios/verbete-tematico/tv-brasil>. [Acesso em: 
21 de jul. de 2019.] 

Bolaño, C. R. S.; Brittos, V. C. (2008). ‘TV pública, políticas de comunicação e 
democratização: movimentos conjunturais e mudança estrutural’, Revista Eptic, 10(3). 

Calderón, C. A. (2005). ‘¿Qué és teleSUR?’, Revista Chasqui, Nº. 92. 

Gilboa, E. (2001). ‘Diplomacy in the media age: Three models of uses and effects’, 
Diplomacy and statecraft, 12(2), p. 1-28.  

Guimarães, S. P. (2008). ‘O mundo multipolar e a integração sul-americana’, Temas & 
Matizes, 7(14), p. 58-72. 

Matos, C. (2017). ‘Prefácio’. In: Suppo, H. (Comp.), TeleSUR: ¿poder blando 
contrahegemónico?.Rosario: Edición UNR-UERJ, p. 9-16. 

Monge, D.; Vivas, C.; Brizuela, L. (2017). ‘Diez años de TeleSUR: características y 
trayectoria’. In: Suppo, H. (Comp.), TeleSUR:¿ poder blando contrahegemónico?. 
Rosario: Edición UNR-UERJ, p. 35-53. 

Moraes, T. (2017). ‘Brasil, o gigante indeciso’. In: Suppo, H. (Comp.), TeleSUR: ¿poder 
blando contrahegemónico?. Rosario: Edición UNR-UERJ, p. 156-169. 

Nye, J. (2004). Soft power: The means to success in world politics. New York: Public 
affairs. 

Pinheiro, L. (2000). ‘Traídos pelo Desejo: um ensaio sobre a teoria e a prática da política 
externa brasileira contemporânea’, Contexto Internacional, 22(2), Rio de Janeiro: 
IRI/PUC-Rio, p. 305-336.  

República Federativa do Brasil. (1988). Constituição da república federativa do Brasil. 
Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico. 

______. (2007). Decreto nº 6.246, de 24 de outubro de 2007. Cria a Empresa Brasil de 
Comunicação - EBC, aprova seu Estatuto e dá outras providências. Disponível em: 



17 
 

 

Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 9, 2020  
Lucas Almeida de Brito 
DOI: 10.12957/neiba.2020.50554 | e50554 |ISSN: 2317-3459 

<https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/94411/decreto-6246-07>. [Acesso 
em: 21 de jul. de 2019]. 

______. (2010). Presidente (2003-2011: Luiz Inácio Lula da Silva). Discurso do Presidente 
da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade de lançamento da TV Brasil 
Internacional. Brasília, 24 de maio. Disponível em: 
<http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/luiz-inacio-lula-
da-silva/discursos/2o-mandato/2010/14-05-2010-discurso-do-presidente-da-republica-
luiz-inacio-lula-da-silva-durante-solenidade-de-lancamento-da-tv-brasil-internacional>. 
[Acesso em: 20 de jul. de 2019.] 

Ribeiro, A.; Nogueira, S. (2017). ‘Entre símbolos e notícias: a construção da 
integraçãoregional pelo portal TeleSUR’. In: Suppo, H. (Comp.), TeleSUR:¿ poder blando 
contrahegemónico?. Rosario: Edición UNR-UERJ, p. 99-132. 

Saraiva, M. G. (2010). ‘Brazilian foreign policy towards South America during the Lula 
Administration: caught between South America and Mercosur’, Revista Brasileira de 
Política Internacional, v. 53, p. 151-168. 

______. (2013). ‘Continuidade e mudança na política externa brasileira: As 
especificidades do comportamento externo brasileiro de 2003 a 2010’, Relações 
Internacionais (R:I), n. 37, p. 63-78. 

Soares, J. (2019). Promessa de campanha, EBC será extinta, afirma Bolsonaro. 
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/promessa-de-campanha-ebc-sera-
extinta-afirma-bolsonaro-23708282>. [Acesso em: 22 de jul. de 2019.] 

Suppo, H. (2017). ‘Introdução’. In: Suppo, H. (Comp.), TeleSUR: ¿poder blando 
contrahegemónico?. Rosario: Edición UNR-UERJ. p. 17-34. 

TeleSUR. (2015). Acerca de Telesur, Historia. Disponível em: 
<https://www.telesurtv.net/pages/sobrenosotros.html>. [Acesso em: 22 de jul. de 
2019.] 

Valente, L. (2014). ‘O controle estadunidense dos fluxos internacionais de informação e 
o domínio da cyberpolitik’, O Debatedouro, 84(1). Disponível em: 
<www.odebatedouro.files.wordpress.com>. [Acesso em: 20 de jul. de 2019.] 


