Representações Mitológicas e Religiosas de Domiciano a partir da Numismática e da Poética de Estácio (81-96)

Autores

Palavras-chave:

Estácio, Domiciano, Moedas, Deuses, Semideuses

Resumo

Neste artigo analisamos a fabricação de imagens imperiais de Tito Flávio Domiciano (81-96) a partir da aproximação do Princeps com figuras divinas e semidivinas. Para tanto, mobilizamos um corpus documental que contempla algumas moedas cunhadas em
Roma durante os quinze anos do governo de Domiciano, além de trechos de poemas épicos escritos por Públio Papínio Estácio, a Aquileida e a Tebaida. Defendemos que tais representações propagaram a figura do imperador como dotado de pietas para com os deuses e familiares. Nas letras, Estácio comparou Domiciano ao lendário guerreiro Aquiles e deu precedência ao imperador, em termos de virtudes, à história deste, além de ter construído o personagem como exemplum de destreza bélica e portador da pietas, conceitos basilares no contexto do Principado e por conseguinte, Flaviano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irlan de Sousa Cotrim , Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGHIS/UFES), sob a orientação de Leni Ribeiro Leite. Desenvolve tese de doutorado intitulada A propaganda de Nerva em moedas e no De Aquaeductu Urbis Romae, de Frontino (96-98). Bolsista Fapes.

Downloads

Publicado

2025-06-07

Como Citar

DE SOUSA COTRIM , Irlan. Representações Mitológicas e Religiosas de Domiciano a partir da Numismática e da Poética de Estácio (81-96). NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/91952. Acesso em: 4 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos