O Conflito entre a Imperatriz Élia Eudóxia e o Bispo João Crisóstomo: Representações da atuação político-religiosa feminina em oposição ao poder episcopal no Império Romano do Oriente (séc. IV)

Autores/as

Palabras clave:

Antiguidade Tardia, Imperatriz Eudóxia, João Crisóstomo, Gênero, Representação

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar o conflito entre a imperatriz-consorte romana, Élia Eudóxia (395-404), personagem importante na consolidação do cristianismo no Oriente, e João Crisóstomo (397-403), bispo da Sé de Constantinopla. Pretendemos, através das obras História Eclesiástica de Sócrates Escolástico e História Eclesiástica de Sozomeno de Betélia, compreender como cada autor construiu uma representação de Eudóxia na narrativa do conflito, tendo em vista os posicionamentos dos autores diante do episcopado de João Crisóstomo e da atuação pública de Eudóxia em um contexto de redefinição dos papéis sociais das mulheres.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda de Carvalho Santos Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Orientador: Prof. Dr. Deivid Valério Gaia. Pesquisa: “O conflito entre a imperatriz Eudóxia (377 d.C. - 404 d.C.) e o bispo João
Crisóstomo (349 d.C. - 407 d.C.): uma reflexão acerca das representações da imperatriz nas Histórias Eclesiásticas de Sócrates
Escolástico e Sozomeno de Betélia”.

Publicado

2025-06-07

Cómo citar

DE CARVALHO SANTOS LIMA, Amanda. O Conflito entre a Imperatriz Élia Eudóxia e o Bispo João Crisóstomo: Representações da atuação político-religiosa feminina em oposição ao poder episcopal no Império Romano do Oriente (séc. IV) . NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/91944. Acesso em: 24 sep. 2025.