Legados Etruscos na Itália Contemporânea

O Patrimônio Histórico e Cultural Como Fonte Primária para os Estudos Clássicos e Religiosos

Autores

Resumo

Os achados arqueológicos, como fonte primária das pesquisas históricas, possibilitam ampliar o desenvolvimento dos estudos históricos, principalmente quando o documento escrito não é suficiente, bem como corroborar pesquisas em outras áreas do conhecimento humano. Os monumentos históricos fazem parte do patrimônio cultural tangível e permitem ao pesquisador conhecer, parcialmente, as técnicas de uma determinada sociedade, suas expressões artísticas e aspectos das relações sociais. O povo etrusco – que habitou a região da Toscana e Úmbria, no centro-norte italiano – legou ao Mundo Ocidental, por intermédio da cultura greco-romana, trabalhos em bronze e cerâmica, bem como o culto aos mortos, com boa preservação de tumbas. Como sua escrita ainda é indecifrável, os restos arqueológicos mantêm-se extremamente fundamentais para a compreensão dessa cultura, ancestral importante da cultura itálica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Ducatti, Universidade Federal Fluminense / Professor Adjunto de História Contemporânea

Historiador. Doutor e mestre em História Social pela USP (Universidade de São Paulo). Professor Adjunto de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorando junto à Escola de Serviço Social, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Membro do NEGREM (Núcleo de Estudos de Trabalho, Gênero e Raça/Etnia), da Escola de Serviço Social da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), e do NEFSSC (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade), da Escola de Serviço Social da UFRJ.

Ivan Ducatti, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-doutor em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Pós-doutor em Serviço Social pela UFRJ; Prof. Adjunto da Escola de Serviço Social da UFF. Vice-coordenador do Núcleo de Estudos em Trabalho, Sexo/Gênero e Raça/Etnia a partir do Materialismo Histórico-Dialético (NEGREM) (UNIRIO/UFF); Visiting Scholar na Università Ca' Foscari, Veneza, Itália.

Downloads

Publicado

2025-11-25

Como Citar

DUCATTI, Ivan; MARTINS DOS SANTOS SERANTONI, Elizete. Legados Etruscos na Itália Contemporânea: O Patrimônio Histórico e Cultural Como Fonte Primária para os Estudos Clássicos e Religiosos. NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/84509. Acesso em: 25 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos