O Comércio da Seda, as Mulheres e as Classes Sociais na Roma Antiga nos Séculos I a.e.c e I d.e.c

Autores

  • Pedro Belfort UFRJ

Palavras-chave:

Cultura, Discurso, Relações de Poder

Resumo

O artigo pretende investigar o comércio da seda chinesa na Roma Antiga durante o apogeu de seu Império e tentar entender o movimento entre as classes sociais com produto em questão, sobretudo, com as mulheres. Também investigar os discursos moralizantes da classe dominante romana contra o uso extravagante dos tecidos de seda pelas mulheres romanas como forma de ostentação social, evidenciando para além de uma manifestação misógina, uma crítica econômica com o temor da invasão da seda nos mercados romanos e, com isso, o enfraquecimento de sua economia em comparação com os Han da China.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Belfort, UFRJ

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2024-08-10

Como Citar

BELFORT, Pedro. O Comércio da Seda, as Mulheres e as Classes Sociais na Roma Antiga nos Séculos I a.e.c e I d.e.c. NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/72909. Acesso em: 21 maio. 2025.