A SEXUALIDADE DAS CATIVAS NA ILÍADA

Authors

  • Lilian Amadei Sais

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2011.71686

Abstract

Se a Guerra de Troia justifica-se pelo rapto de Helena, uma mulher, a Ilíada é o poema que se propõe a cantar a ira de Aquiles, ira essa que se dá pelo fato de ele, Aquiles, ver seu espólio de guerra tomado por Agamêmnon, comandante dos aqueus. O espólio tomado por Agamêmnon é a sacerdotisa de Brises, Briseida, por ter se visto, ele mesmo, obrigado a devolver a sacerdotisa de Apolo e filha de Crises, portanto denominada Criseida, para salvar os aqueus da peste que sobre eles caía; são, portanto, duas mulheres cativas (e o que elas representam) que servem de estopim para o assunto da Ilíada.

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Author Biography

Lilian Amadei Sais

Mestre em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, atualmente iniciando o projeto de doutorado com o tema “As figuras femininas em Homero”.

Published

2022-12-13

How to Cite

AMADEI SAIS, Lilian. A SEXUALIDADE DAS CATIVAS NA ILÍADA. NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 72–80, 2022. DOI: 10.12957/nearco.2011.71686. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/71686. Acesso em: 22 jun. 2025.