O Ideal Cavaleiresco dos Séculos XIV e XV nos Reinos da França e Ibéricos
Palavras-chave:
Ideal cavaleiresco, heróis, uso biográfico.Resumo
A proposta deste artigo é identificar o perfil biográfico do ideal cavaleiresco nos séculos XIV e XV, nos reinos da França e Ibéricos. Para alcançar este objetivo, recorreu-se a pesquisas e análises de historiadoras e pesquisadores que exploraram fontes primárias da época referentes aos cavaleiros Bertrand Du Guesclin da França, o português Nuno Álvares, e Pero Niño, defensor da coroa de Castela. Intencionou-se ainda, compreender de que forma o uso biográfico contribuiu para a construção de um modelo ideal de comportamento e virtudes que favorecesse o fortalecimento do poder real nas formações das monarquias nacionais francesas e ibéricas.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-08-10 (2)
- 2024-08-10 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.