TICINUM: UM ESTUDO DA PROPAGANDA POLÍTICA DE CONSTANTINO I
DOI:
https://doi.org/10.12957/nearco.2009.68016Abstract
O objetivo desta comunicação é apresentar algumas reflexões iniciais sobre a afirmação do poder imperial de Constantino I (306-337), através da difusão das moedas emitidas pela Casa de Cunhagem de Ticinum, entre 313 e 326. Pretendo analisar as tipologias monetárias e as legendas nas moedas de ouro e prata, e seu relacionamento certas representações de Constantino, que eram propagadas a partir desta Casa de Cunhagem, partindo do pressuposto de que a moeda é um veículo importante para a divulgação de mensagens da autoridade que a cunhou (HOWGEGO, 1995: 73; FLORENZANO, 1985: 15).Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam na NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.