Sons da Trácia! A Valorização do Músico Estrangeiro Através da Iconografia Mitológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2022.63063

Palavras-chave:

Música grega antiga, iconografia, mitologia

Resumo

Este artigo vem apresentar um olhar sobre a relação estabelecida com o músico estrangeiro no imaginário grego dos períodos Arcaico e Clássico. Por meio da iconografia, sobretudo de vasos cerâmicos, busca-se identificar razões para essa valorização do estrangeiro no contexto musical, tendo por referência as figuras de músicos mitológicos trácios e suas trajetórias.

Biografia do Autor

Lidiane Carolina Carderaro dos Santos

Graduação em Letras Clássicas com Bacharelado em Letras - Português/Grego e Licenciatura em Português (USP 2009); Mestrado em Estudos Clássicos com ênfase em Mundo Antigo com a dissertação "Do encanto à hybris: representação de seres mitológicos com atributos musicais na iconografia de vasos gregos" (Universidade de Coimbra 2015); Mestrado em História Antiga com a disseretação "Variações da imagem de Apolo citaredo na cerâmica de influência grega produzida na Campânia entre os séculos V e III a.C." (UFPel 2016); Doutorado em Arqueologia Clássica com o tema ";Relações entre música e mitologia na iconografia de vasos gregos. A representação dos seres mitológicos com atributos musicais" (MAE-USP, 2020).

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Carderaro dos Santos, L. C. (2022). Sons da Trácia! A Valorização do Músico Estrangeiro Através da Iconografia Mitológica. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 14(1), 51–72. https://doi.org/10.12957/nearco.2022.63063