Revisitando a Cerâmica Geométrica das Cíclades: Produção e Circulação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2022.62767

Palavras-chave:

Cerâmica, Período Geométrico, Arqueologia Cicládica, Centros Produtivos de Cerâmica

Resumo

A localização dos centros produtivos de vasos nas Cíclades, bem como a caracterização estilística das produções referente a cada um desses centros são problemas centrais da pesquisa sobre a cerâmica do Período Geométrico (900-700 a.C.) nesta região. Desde o final do século XIX e início do século XX, formou-se um quadro classificatório bastante complexo sobre as diferentes produções e sua circulação. O objetivo deste artigo é retomar alguns pontos importantes do debate sobre as hipóteses de localizações dos centros produtivos das Cíclades, características formais e decorativas das produções e sua circulação.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Sabadini, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).

Doutorando em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), bolsista CAPES entre 2017 e 2022. É graduado em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Estuda a Cerâmica Geométrica das Cíclades: os centros produtivos e sua circulação. Orientadora: Haiganuch Sarian.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Sabadini, F. de A. (2022). Revisitando a Cerâmica Geométrica das Cíclades: Produção e Circulação. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 14(1), 11–32. https://doi.org/10.12957/nearco.2022.62767