As Relações de Poder no Mediterrâneo Antigo e a Presença Inicial dos Gregos no Egito durante os Séculos VII e VI a.C.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2022.62751

Palavras-chave:

Egito Saíta, Homens de Bronze, Stratopedas, Symmachia.

Resumo

Os contatos entre gregos e egípcios no mundo antigo se intensificaram a partir do século VII a.C., por meio do comércio e alianças políticas. Nesse contexto, utilizando como fonte principal a obra “Histórias” de Heródoto, e os ensinamentos do cientista político e filósofo Norberto Bobbio, como conceitos teóricos, analisaremos as relações entre helenos e egípcios, bem como os seus impactos no Egito Saíta (c. 664-525 a.C.).

 

Biografia do Autor

Alair Figueiredo Duarte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em História Comparada (UFRJ); vice coordenador geral e pesquisador do Núcleo de Estudos da Antiguidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEA/UERJ); pesquisador do Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil (LSC-EGN/MB). Tem experiência na área de História Antiga, com ênfase em Guerra e Teatro Grego.

Hector Eliahou Leon Levy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Advogado formado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas em São Paulo (FMU), 2016. É especialista em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Damásio em São Paulo (SP). Atualmente é aluno dos cursos de especialização em Direito Contratual pela Faculdade Legale (SP) e História Antiga e Medieval oferecido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi orientado pelo Professor Doutor Alair Figueiredo Duarte (UERJ) durante a elaboração do presente artigo e no seu trabalho de conclusão de curso intitulado “Os Homens de Bronze nas Duas Terras: A Presença Grega na Terra dos Faraós e o Poder na Sociedade Egípcia durante a XXVI Dinastia”.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Duarte, A. F., & Levy, H. E. L. (2022). As Relações de Poder no Mediterrâneo Antigo e a Presença Inicial dos Gregos no Egito durante os Séculos VII e VI a.C. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 14(1), 33–50. https://doi.org/10.12957/nearco.2022.62751