Viriato e as Guerras Lusitanas: a construção de uma heroicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2022.62145

Palavras-chave:

Política, Relações de Poder, Relações Socioculturais

Resumo

Desde a antiguidade, a Península Ibérica sempre foi uma área muito almejada. Assim, gregos, cartagineses e, por último, os romanos, buscaram o seu controle ao longo da História.  Após a derrota de Cartago, boa parte da Antiga Península Ibérica, ficou sob o comando de Roma, sendo posteriormente organizado em duas províncias:  Hispania Citerior e Ulterior. A chegada das legiões romanas, alteraria profundamente o cotidiano dos mais variados povos peninsulares, levando muitos a pegar em armas contra o invasor, em guerras travadas sob o ritmo da prática de emboscadas e guerrilhas. Nesse ínterim, destacam-se as chamadas Guerras Lusitanas (155-139 a.C), conflito violento e decisivo, que nos trouxe a figura do chefe militar que infligiu pesadas derrotas aos exércitos romanos: o chefe militar Viriato, personagem que ainda nos dias de hoje traz uma certa heroicidade em sua figura. 

Biografia do Autor

Ricardo Luiz de Souza, Unifal/MG

Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015) e especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (2019). Atualmente é mestrando do Programa em Pós Graduação em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas. Atuou como tutor presencial do IF Sul de Minas e foi professor de História da Rede Pública Estadual de Minas Gerais nos municípios de Cabo Verde, Muzambinho e Monte Belo. Atualmente, é historiador efetivo da Prefeitura Municipal de Andradas, Gestor Técnico do Museu Municipal João Moreira da Silva e Membro do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Andradas-MG. Tem experiência na área de História Econômica, Social e Política do Sul de Minas, além de se interesssar por História Militar em geral. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

de Souza, R. L. (2022). Viriato e as Guerras Lusitanas: a construção de uma heroicidade. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 14(1), 92–119. https://doi.org/10.12957/nearco.2022.62145