As Constituições das Irmãs da Ordem dos Frades Pregadores (1259): uma tradução

Autores

  • Alexander de Carvalho SME- RJ
  • Carolina Fortes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2021.59012

Palavras-chave:

Ordem dos Frades Pregadores, Ordem Segunda Dominicana, Legislação medieval

Resumo

A História do ramo feminino da Ordem dos Frades Pregadores no século XIII não é fácil de ser contada. Não é só a escassez de documentos que torna essa empreitada difícil para os primeiros decênios de existência da Ordem, mas o fato de que os frades tenham resistido com vigor à que casas de mulheres fossem incorporadas à Ordem. Essa resistência, no entanto, foi solapada constantemente pelos interesses de certos frades, bem como da Cúria Papal e de membros da aristocracia laica, em conferir apoio institucional e espiritual aos grupos de mulheres, espalhados pela Cristandade, que se devotavam à vida religiosa a partir da missão dominicana.

 

Biografia do Autor

Alexander de Carvalho, SME- RJ

Doutor em Filosofia peo Porgrama de Pós Graduação em Filosofia da UERJ. Porfessor de ensino básico, SME-RJ.

Carolina Fortes, Universidade Federal Fluminense

Porfessora Adjunta de História Medieval do Departamento de História e do Porgrama de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2021-08-21

Como Citar

de Carvalho, A., & Fortes, C. (2021). As Constituições das Irmãs da Ordem dos Frades Pregadores (1259): uma tradução. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 13(1), 360–392. https://doi.org/10.12957/nearco.2021.59012