Espaço Sagrado, Memória e Poder Ritual nas Catacumbas Cristãs na Cidade de Roma (séc. IV)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2022.58889

Palavras-chave:

Império Romano, Catacumba, Memória, Bispo Dâmaso.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar algumas inscrições epigráficas localizadas em catacumbas romanas e criadas pelo bispo Dâmaso, de modo a compreender o poder e a dinâmica ritualistica praticados no ambiente catecumenal e a forma com que o espaço se convertou num aparato pedagógico e sagrado de memória visual.

Biografia do Autor

Ludimila Caliman Campos, Faculdade de Ensino Superior de Linhares Universidade Federal do Espírito Santo

Ludimila Caliman Campos é professora e pesquisadora nas áreas de História, Arqueologia, Antropologia e Educação, com ênfase em História Indígena, História Antiga e Medieval, História das Religiões e Religiosidades, Arqueologia Histórica, Educação Patrimonial e Antropologia Cultural. Doutora (2015) e mestre (2011) em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), realizou um estágio sanduíche de doutorado na École de hautes études en sciences sociales (EHESS), Paris, entre 2012 e 2013. Ademais, possui graduação em História (UFES) e Artes Visuais (UNIMES), além de especialização em Arte e Educação pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESAP). A Dra. Ludimila Caliman é fluente em inglês e francês, conta com mais de 15 artigos publicados em revistas acadêmicas e livros, autora de um livro didático publicado em 2019 e foi docente na UFES nos cursos de História e Letras. Atua como parecerista em diversas revistas e consultora externa para avaliação de projetos do Programa Pós-Graduação em História (UFES), nível mestrado e doutorado. Orientou cerca de 20 alunos durante sua trajetória acadêmica, além de vários trabalhos como coorientadora. Atualmente é professora titular e pesquisadora concursada da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli); professora de História concursada pela SEDU; coordenadora do Laboratório de Cultura, Representação e Imagem em Estudo (CRIE/FACELI); colaboradora nacional do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR/UFES/USP); membro do Instituto de Pesquisa Arqueológica e Etnográfica Addam Orssich (IPAE); membro do Conselho Superior (Consup) da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) e vice-presidente da Associação de Docentes Efetivos da Faceli (Adef).

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Campos, L. C. (2022). Espaço Sagrado, Memória e Poder Ritual nas Catacumbas Cristãs na Cidade de Roma (séc. IV). NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 14(1), 73–91. https://doi.org/10.12957/nearco.2022.58889