O De Orthographia de Alcuíno de York: Estudo de um Manual do Século VIII

Autores

  • Gabrielly Cecília Geisler UNESPAR - Campus União da Vitória - PR
  • Everton Grein UNESPAR - Campus União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2021.58587

Palavras-chave:

Alcuíno de York, De Orthographia, Latim Medieval, Império Carolíngio, Linguística Histórica, Manual Ortográfico Medieval

Resumo

A pesquisa analisou o De Orthographia de Alcuíno de York, um pequeno manual escrito no século VIII. Para fazer este estudo, analisou-se a biografia de York e o período em que o mesmo viveu, para que assim tivéssemos como base o motivo que o levou a escrever o tratado ortográfico. Essa ideia de comparação entre autor e obra, serviu para analisar quais foram as reformas dentro da De Orthographia e sua contextualização, ou seja, em como se encontrava a língua da época, o latim, e as soluções para a padronização da mesma. 


Biografia do Autor

Gabrielly Cecília Geisler, UNESPAR - Campus União da Vitória - PR

Graduada em letras Português/Inglês (UNESPAR); Pesquisou pelo PIBIC, o De Orthographia de Alcuíno de York: Estudo de um Manual do Século VIII, pesquisa financiada pelo CNPq. Tem experiência no campo de pesquisa em Latim Medieval e Linguística Histórica. 

 

Everton Grein, UNESPAR - Campus União da Vitória

Possui Pós doutorado pelo Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP, 2017) com pesquisa voltada ao Latim Medieval. Professor Adjunto "A" de História Antiga e História Medieval no Colegiado de História (UNESPAR). Membro do Grupo de Pesquisas "Poder e Sociedade na Península Ibérica Tardo-antiga e Medieval" e membro pesquisador do NeMed (Núcleo de Estudos Mediterrânicos) ambos da UFPR. Possui experiência na área de História Antiga e Medieval, em Filologia Latina. Atuando principalmente nos seguintes temas: História Social, Filologia, Latim Clássico e Medieval, Sistemas de escrita na Antiguidade e Idade Média.

Downloads

Publicado

2021-08-21

Como Citar

Geisler, G. C., & Grein, E. (2021). O De Orthographia de Alcuíno de York: Estudo de um Manual do Século VIII. NEARCO - Revista Eletrônica De Antiguidade E Medievo, 13(1), 156–171. https://doi.org/10.12957/nearco.2021.58587