As Virtudes de Constantino versus os Vícios de Maxêncio e Licínio segundo a História Eclesiástica de Eusébio de Cesareia (306-324)

Autores

  • Andréia Rosin Caprino Taborda Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/nearco.2021.57729

Palavras-chave:

História Eclesiástica, Virtudes e Vícios, Legitimidade imperial

Resumo

No século IV d.C., Eusébio de Cesareia em sua História Eclesiástica vinculou as ações político-militares do imperador Constantino à vontade do Deus judaico-cristão. Neste trabalho analisaremos como o autor elaborou tais argumentos a fim de legitimar o poder do governante, através da atribuição de virtudes ao mesmo, em contraposição às características viciosas reservadas aos seus oponentes Maxêncio e Licínio.

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Publicado

2021-08-21

Como Citar

ROSIN CAPRINO TABORDA, Andréia. As Virtudes de Constantino versus os Vícios de Maxêncio e Licínio segundo a História Eclesiástica de Eusébio de Cesareia (306-324). NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 72–85, 2021. DOI: 10.12957/nearco.2021.57729. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/nearco/article/view/57729. Acesso em: 5 jul. 2025.