“Javé é Um”: Apontamentos sobre o Processo de Construção do Monoteísmo no antigo Israel
DOI:
https://doi.org/10.12957/nearco.2020.57700Keywords:
Monoteísmo, Bíblia Hebraica, UgaritAbstract
Comumente os antigos israelitas são apresentados como responsáveis pela formação da fé monoteísta, dedicando-se ao culto exclusivo do deus Javé. Entretanto, a análise atenta das fontes bíblicas e extra-bíblicas revela que a religião israelita resulta de um intenso processo de trocas culturais na região do Antigo Levante. Desse modo, a presente investigação pretende, por meio da análise exegética da Bíblia Hebraica e dos textos de Ugarit, demonstrar as relações estabelecidas entre Israel e seus vizinhos que possibilitaram a formação de um panteão de divindades abertamente cultuado pelos primeiros israelitas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.