ANTÍGONA EN PERÚ, RECEPCIÓN CLÁSICA Y CONTEMPORANEIDAD
Palavras-chave:
Peru, Antigona, Tragedia, SófoclesResumo
Cómo la tragedia sofoclea logró repercutir en un público ajeno a la tradición clásica grecorromana, como el peruano que en el 2000 presenciaba las representaciones de Antígona en versión del José Watanaba y el grupo teatral Yuyachkani, de manera tal que se lograra más allá de hacer reflexionar a sus espectadores compulsarlos a obrar, tal como aspiraran los cultores del género en el siglo V, y a su vez deviniera una de las obras dramáticas peruanas con más representaciones fuera de sus fronteras y pieza clave en el repertorio del colectivo cultural, es un cuestionamiento insoslayable dentro de las contingencias de la recepción clásica en América Latina y al que pretende responder este artículo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.