AS IMAGENS DA MORTE NAS TROIANAS DE SÊNECA
Palabras clave:
Seneca, Troianas, MorteResumen
A morte é um tema que unifica as Troades de Sêneca. A queda e o saque de Tróia determinam a morte da grande cidade. Em 1.179 versos, os personagens se apresentam: Hécuba, Taltíbio, Pirro, Agamêmnon, Calcante, Andrômaca, um ancião, Astíanax, Ulisses, Helena, Políxena, um mensageiro e o coro de troianas. A peça teatral inicia-se com o lamento de Hécuba,rainha troiana sobre o seu destino e o de Tróia (1-65). Um coro das troianas acompanha a destruição da cidade e a morte de Príamo e de Heitor(67-162). No primeiro episódio (164-408), Taltíbio, relata o aparecimento da sombra de Aquiles com o seu pedido: o sangue de Políxena pela mão de Pirro. Agamêmnon é contra esse pedido e o filho de Aquiles, Pirro defende a honra de seu pai, discute a necessidade e a validade do assassinato da jovem troiana. O segundo episódio inicia-se com Andrômaca, Astíanax e um ancião. A cena se estende dos versos 409 a 522. No terceiro episódio (v.861-1008),com a ajuda de Helena, Políxena é preparada como noiva sob o pretexto de seu casamento com Pirro. Mas o estratagema é logo descoberto, vindo Helena a confessar a verdade. Assim, Pirro leva a jovem troiana. No êxodo (v.1056-1179), o mensageiro relata as mortes de Astíanax e Políxena, destacando a nobreza de espírito dos troianos frente a morte. Andrômaca e Hécuba lamentam as suas desventuras. As Tragédias de Sêneca foram apresentadas aos leitores-ouvintes da aula imperial durante as sessões de recitações. Ao focalizarmos a morte com tais propriedades, tratando-a de forma tão especial no corpo de As Troades, Sêneca mais uma vez, mostrou sua capacidade de reelaborar um velho mito com originalidade criativa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.