A Economia Antiga: Perspectiva de um Debate Historiográfico
Palabras clave:
primitivistas, modernistas, economia antiga, Mediterrâneo.Resumen
A proposta deste artigo é apresentar algumas perspectivas historiográficas sobre a economia antiga. A história da historiografia sobre a economia antiga nos remete a controvérsia entre primitivistas e modernistas que se consolidou entre o final do século XIX e início do século XX na Alemanha. Contudo, no final do século XX debate muda de direção de forma a compreender os processos de integração econômico no mar Mediterrâneo em vista do processo de globalização e o neo-institucionalismo econômico que pretende compreender as transformações na economia antiga dentro dos padrões institucionais do mundo antigo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.