A nova União Européia do Tratado de Lisboa / The new European Union of the Lisbon Treaty
DOI:
https://doi.org/10.12957/rmi.2010.5317Resumo
Suspensa nas contradições impostas pela indissolubilidade dos processos do alargamento e do aprofundamento político, a União Europeia (UE) vê, com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, a 1 de Dezembro de 2009, abrir-se uma etapa nova à já longa caminhada que tem permitido a construção do edifício europeu. Uma caminhada concreta de cinquenta e nove anos, mas de raízes seculares, que trouxe para a prática política o desejo de unidade do continente europeu. Esse artigo analisa a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, suas características e desafios.
ABSTRACT
Suspended on the contradictions imposed by the indissolubility of expansion and the strengthening of political ties, the European Union, with the entry into force of the Lisbon Treaty on 1 December 2009, ushered in a new stage on the already long road that led to the construction of this European edifice. A path that has objectively taken 59 years, but is built on centuries-old roots, which has introduced to politics the desire for unity in the European continent. This article analyses the entry into force of the Lisbon Treaty, its characteristics and challenges.
Palavras-chave: União Europeia, Tratado de Lisboa, processo de integração europeia.
Keywords: European Union, Lisbon Treaty, European integration process.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/rmi.2010.5317
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Mural Internacional pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Mural Internacional, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Mural Internacional, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.