Pinheiro, Letícia; Milani, Carlos R. S. (org.) Política externa brasileira: as práticas da política e a política das práticas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. 352 p.
DOI:
https://doi.org/10.12957/rmi.2012.5917Resumo
Seguindo a tradição de intelectuais brasileiros que se propõem a ampliar o debate em torno da Análise de Política Externa, o livro organizado por Letícia Pinheiro e Carlos Milani apresenta a contribuição de autores que têm como proposta apresentar uma visão para além daquela que mostra os traços de continuidade da política externa brasileira, tendo como eixo principal a internacionalização das políticas públicas, fenômeno que se intensificou com o processo de redemocratização política do país em início dos anos 1990. A ampliação do debate público em torno dos temas relacionados a atuação do país na esfera internacional trouxe mudanças na forma como são conduzidas essas políticas, além de permitir a entrada de novas áreas e agências que passaram a atuar de acordo com seus interesses.
ABSTRACT
According to the tradition of Brazilian intellectuals who propose to expand the debate about foreign policy analysis, this book edited by Letícia Pinheiro and Carlos Milani presents contributions by authors who have set about presenting a vision that goes beyond showing the traits of continuity in Brazil’s foreign policy, focusing primarily on the internationalisation of public policy, a phenomenon that gained ground in the early 1990s after Brazil returned to democratic rule. The expansion of the public debate about topics relating to the country’s international actions has altered the way these policies are conducted, and also permitted the entry of new areas and agencies which have started to act according to their own interests.
Palavras-chave: Análise de política externa, novos atores, novas agendas.
Keywords: Foreign policy analysis, new actors, new agendas.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/rmi.2012.5917
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Mural Internacional pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Mural Internacional, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Mural Internacional, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.